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06/11/2018 | 15:06

Pub, hamburgueria e restaurante investe em sustentabilidade e na produção de carne

Olhar Conceito

Há pouco mais de um ano, a ‘Ray’s American Blend’, primeira hamburgueria artesanal de Cuiabá, fechou as portas. O proprietário, Phelipe Jacob, tinha novos planos, que se tornaram ainda maiores e vão se concretizar no início do próximo mês de novembro com a ‘Roostic’, uma steakhouse e pub baseada no conceito ‘farm to table’, que trará cortes especiais de carnes produzidos com diferentes técnicas, drinks, hambúrgueres e petiscos, em dois ambientes diferentes.

A fazenda

“O [farm to table, ou] ‘da fazenda pra mesa’ é um conceito de feira, que nasceu na Califórnia, em São Francisco, com os Farmer’s Markets, os mercados de produtores. A ideia é você comprar direto com o produtor e ter um alimento mais fresco”, explica Phelipe. Para trazer este conceito para seu restaurante, o chef e empresário fez uma parceria com a Marabá, uma fazenda agrosustentável localizada na estrada de Campo Verde, onde comprou uma parte do gado (60% angus) para que ele mesmo pudesse criá-lo. Além disso, Phelipe também pretende comprar os outros produtos somente de produtores locais. “Apesar de ser uma grande fazenda, eles fabricam a própria ração, têm uma fabrica de esterco orgânico que fazem com o esterco do gado, então é bem bacana o sistema”, garante.
“A ideia é você comprar direto com o produtor e ter um alimento mais fresco. Dentro disso, a gente consegue colocar três pilares: a sustentabilidade, porque você reduz a emissão no transporte. Não adianta você trazer um tomate ou uma abóbora orgânica de Curitiba ou de São Paulo, porque ela é orgânica, mas foi gasto combustível pra vir, energia pra ficar armazenado, então neste caso é orgânico, mas não é sustentável. (...) A gente está em contato com a central da agricultura familiar, que é de onde a gente vai tirar nosso hortifruti. Não vai ser orgânico, mas a ideia é incentivar os pequenos agricultores da região, efetivando a economia local”, completa.  

A mesa

Todos estes produtos serão preparados e servidos de formas diferentes dependendo do horário e do ambiente. A ‘Roostic’ é dividida em um restaurante, área interna, e um pub, área externa.
 
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