Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

28/11/2018 | 09:08

Zoonoses intensifica ações na Semana Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti

Secom Prefeitura de Cuiabá

Zoonoses intensifica ações na Semana Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti

Foto: Reprodução

 

Entre 26 e 30 de novembro acontece a semana Nacional de Mobilização Intersetorial de combate ao Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses realiza uma série de ações na capital mato-grossense.

A coordenadora de Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho comenta que devido à chegada do período chuvoso existe uma tendência de aumento da infestação do mosquito e possibilidade de transmissão das doenças causadas por ele. “A Vigilância sairá a campo por meio dos agentes de combate a endemias, realizando ações de vistoria em pontos estratégicos, como cemitérios, oficinas, borracharias, entre outros. Estes são locais onde existe a possibilidade de grandes demandas de dispersão do mosquito. Os agentes vão visitar e levar informações para que se evite a formação de focos, conscientizando a população e fazendo com que colabore para que não existam locais acumulando água parada evitando assim o nascimento do mosquito”, diz Alessandra.

A partir desta terça-feira (27) as equipes estarão realizando em todas as unidades de saúde da Atenção Básica, Secundária e Terciária um grande bloqueio, ou seja os agentes vão vistoriar estas unidades e também o entorno delas. O objetivo é fazer uma varredura de possíveis focos e a intensificação das orientações para a população que mora no entorno destas unidades sobre a importância de não ter nenhum local que acumule água parada. “Se a pessoa que está doente busca uma unidade de saúde e se nesse local tem mosquito ou possibilidade de lugares que dispersem o mosquito, existe uma situação ideal para o fechamento do ciclo da doença e a possibilidade de transmissão dela. O nosso pensar técnico é esse: manter um bloqueio desses locais para que se evite a transmissibilidade da doença”, explica a coordenadora.

Na sexta-feira (30) o Comitê Interinstitucional de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti se reunirá na prefeitura para discutir sobre as ações realizadas durante esta semana e principalmente para analisar os números do último LIRAa - Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti. “O levantamento da nossa capital apontou um alto risco. Nós temos condições meteorológicas que favorecem a proliferação do mosquito, por isso pedimos a colaboração da população para que cada um faça sua parte no combate ao mosquito”, revela Alessandra.

Uma das práticas de conscientização com as quais os agentes trabalham é chamada de “10 minutos”. “Temos disseminado essa ação porque entendemos que 10 minutos semanais são suficientes para que as pessoas deem uma olhada nos seus quintais, para que a gente evite qualquer recipiente que possa acumular água parada e, consequentemente, aconteça a proliferação do mosquito.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet