Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

04/12/2018 | 09:23

Apreensão de cocaína pela Receita no país cresce 89% em 2018

A Receita Federal apreendeu entre janeiro e outubro deste ano 26,9 toneladas de cocaína em todo o país. Esse número representa um aumento de 89% na comparação com as 14,3 toneladas da droga apreendidas pelo órgão vinculado ao Ministério da Fazenda no mesmo período de 2017. É o que apontam dados exclusivos obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação.

Essas apreensões incluem toda a interceptação de cocaína feita por agentes da Receita em portos, principalmente o de Santos, na Baixada Santista, aeroportos e outros locais, como agências dos Correios.

De acordo com a Receita, o aumento das apreensões decorre, entre outros fatores, às ações de inteligência aliadas ao emprego de cães de faro.“Nos últimos anos aumentamos a quantidade de cães de faro. Nós temos equipes de inteligência, temos ferramentas como o raio-x, mas isso muitas vezes não é suficiente. Quando há várias cargas suspeitas, o cão consegue pontuar e dizer qual daquelas é a que tem entorpecente. É uma ferramenta essencial e muito importante para o nosso trabalho”, afirma o auditor fiscal, Alan Towersey.

Nesta segunda-feira (3), equipes da Alfândega da Receita Federal no porto de Santos, em operação conjunta com a Delegacia de Polícia Federal, localizaram 285 kg de cocaína. A droga estava escondida na estrutura de um contêiner que seria embarcado em um navio, carregado de limões frescos, com destino a Roterdã, na Holanda.

Segundo a Receita, a carga de exportação não despertava suspeitas. Entretanto, aberto o contêiner, as marcas de duas fileiras de solda no assoalho e a diferença de sua altura quando comparada à altura de outros contêineres chamaram a atenção da equipe. Também houve indicação positiva dos cães farejadores.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet