Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

10/12/2018 | 09:51

Semob multa mais de mil caminhões entre janeiro e dezembro de 2018

Olhar Direto

Semob multa mais de mil caminhões entre janeiro e dezembro de 2018

Foto: Reprodução

Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana autuaram 1.400 veículos pesados circulando pela área central de Cuiabá entre janeiro e dezembro de 2018. O trabalho faz parte da ampliação da “Operação Carga Pesada” e vem garantindo maior tranquilidade e segurança aos que trafegam pela região. Além disso, a força tarefa tem por objetivo promover o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as principais infrações registradas estão, veículos com a autorização especial de trânsito vencida e caminhões trafegando fora do horário permitido.

De acordo com o titular da Semob, Antenor Figueiredo, as multas estão em consonância com as demais ações da Prefeitura de Cuiabá. “Na questão da mobilidade, sempre citamos que parceria com a saúde. Se conseguimos coibir práticas irregulares - que causam acidentes e mortes –, diminuiremos os gastos em atendimentos a essas demandas, e poderemos aplicar essa economicidade em melhorias dos serviços das duas pastas.”

Entre as infrações registradas estão o tráfego de veículos com Autorização Especial de Trânsito (AET) vencida, em horários proibidos à sua categoria de Peso Bruto Total (PBT) e horário de circulação diferentes do especificado na AET. Como definido pelo CTB, estas irregularidades são classificadas como médias e equivalem a perda de quatro pontos na habilitação, além de multa no valor R$ 130,16.

Esse valor pode ser multiplicado por 20, caso o condutor cometa danos, use o veículo, deliberadamente ou perturbe a circulação na via sem autorização de alguma entidade de fiscalização. Nestes casos, a infração é considerada gravíssima.

Antenor acrescenta que os agentes também fazem as ações de educação no trânsito. “Pode parecer algo pequeno, mas faz diferente quando o assunto é fiscalização e salvar vidas. Pois quando autuamos, também orientamos, para que o condutor-infrator entenda a relevância desse trabalho e o quanto sua postura pode interferir de forma negativa na vida dos demais”, ressalta o gestor.   

De acordo com a legislação, a restrição de veículos pesados circulando por vias centrais de Cuiabá variam com o Peso Bruto Total (PBT) de cada categoria. Até dez toneladas podem circular livremente; de dez a 24 toneladas não podem rodar na área central em horário de grande fluxo, que seria das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30, e veículos acima de 24 toneladas só podem entrar na cidade das 20h às 6h. 

O diretor de Trânsito, Michell Diniz, observa ainda que dentre as diretrizes de circulação, existem as exceções. Ele explica que para alguns cumprimentos de serviços, a lei permite que esses veículos circulem fora desse quadro de horários, desde que haja uma autorização prévia para isso. Assim, os mesmos podem rodar nas vias, desde que sigam as especificações da autorização. 

“São veículos de grande porte, que excedem essas toneladas. Esses ficam permitidos circularem devido à sua demanda, em atendimento ao setor industrial de Cuiabá. Mas, somente, é permitido transitar nas vias periféricas da cidade, para não causar transtornos à fluidez do trânsito e este permanecer em harmonia” ressalta. 

Os principais trechos de alta circulação desses veículos são as Avenidas Antártica e Fernando Correa, onde acontece a entrada e saída de cargas pesadas, para atender o setor industrial de Cuiabá. Além desta operação, a Semob está em constante monitoramento dessas regiões.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet