Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

17/12/2018 | 12:05

Filipina vence o Miss Universo 2018

Brasileira Mayra Dias ficou entre as 20 semifinalistas do concurso realizado em Bangcoc

A modelo Catriona Gray, de 24 anos, representante das Filipinas, foi a vencedora do Miss Universo 2018. A cerimônia foi realizada em Bangcoc, na Tailândia, nesta segunda-feira (17) - noite de domingo pelo horário de Brasília.

A candidata da África do Sul ficou em segundo lugar e da Venezuela, em terceiro lugar. A miss Porto Rico e a miss Vietnã também ficaram em entre as cinco finalistas. A amazonense Mayra Dias, que representava o Brasil, ficou entre as 20 semifinalistas do concurso.

Gray trabalha como modelo e tem um mestrado em musicologia, além de ser ativista na luta contra o HIV. Filha de pai australiano e mãe filipina, Gray nasceu em Cairns (Austrália) e se mudou para as Filipinas depois de terminar o ensino médio.

Sonho da mãe

A vencedora disse que, quando ela tinha 13 anos, sua mãe sonhou que ela ganharia o concurso com um vestido vermelho. Por isso, ela escolheu o traje que usou durante a premiação.

No seu país, onde o concurso é bastante popular, houve festa, principalmente na província de Albay, onde nasceu a mãe dela, de acordo com a ABC.

O escritório do presidente filipino Rodrigo Duterte rapidamente parabenizou a vencedora, que é a quarta filipina a ser nomeada Miss Universo.

“Gray realmente deixou o país orgulhoso ao mostrar as qualidades genuínas que definem a beleza da filipina: confiança, graça, inteligência e força diante de desafios difíceis”, afirmou em comunicado.

Catriona Gray reage após ser nomeada como Miss Universo — Foto: Athit Perawongmetha/Reuters Catriona Gray reage após ser nomeada como Miss Universo — Foto: Athit Perawongmetha/Reuters
Catriona Gray reage após ser nomeada como Miss Universo — Foto: Athit Perawongmetha/Reuters

Transgênero

Ao todo, 94 mulheres participaram da 67ª edição do Miss Universo, que teve a primeira participante transgênero de sua história. Angela Ponce representava a Espanha. No seu vídeo de apresentação, ela afirmou que o importante para ela não era ganhar, mas participar o evento.

Angela, que nasceu em uma cidade perto de Sevilha, iniciou um tratamento hormonal aos 16 anos e passou pela cirurgia para mudança de sexo aos 24. Ela é manequim e trabalha em uma ONG que ajuda jovens transgêneros.

Polêmica

Neste ano, a representante dos EUA, Sarah Rose Summers, provocou polêmica após comentários feitos sobre as concorrentes do Camboja e do Vietnã. Ela criticou a falta de domínio da língua inglesa das suas concorrentes. Após uma enxurrada de críticas, Summers se desculpou.


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet