Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

18/12/2018 | 09:25

Prefeitura protocola projeto para obra emergencial de restauração da Casa de Bem Bem

Secom Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura protocola projeto para obra emergencial de restauração da Casa de Bem Bem

Foto: Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá protocolou junto à Secretaria de Estado de Cultura, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ao Ministério Público do Estado (MPE) o projeto emergencial de recuperação da Casa de Bem Bem. O registro foi feito na semana passada e tem por finalidade buscar os meios legais para promover essa execução dos serviços no patrimônio histórico cultural, garantindo que as raízes da ‘cuiabania’ sejam preservadas.

Conforme explica o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a Casa de Bem Bem é um patrimônio tombado pelo governo do Estado e, por isso, o Município, para realizar qualquer obra, precisa da aprovação dos órgãos, incluindo o Iphan.  “Estamos seguindo todo trâmite legal, para garantir que a recuperação, assim como a revitalização, sejam realizadas dentro das regras e que, futuramente, não tenhamos mais problemas. É um processo moroso, mas a gestão Emanuel assegura à população que as raízes da nossa cidade serão preservadas”, afirmou Vuolo.  

Após a análise do projeto, caso seja aprovado pelas partes envolvidas, a Prefeitura poderá proceder com a execução da obra no imóvel nos pontos que desabaram, fazendo a cotação dos valores e contratação da empresa que executará os serviços. Para isso, serão usados recursos da Fonte 100. “Precisamos reconstruir as partes do imóvel tombado, que sofreram danos, para, assim, continuarmos com a obra de revitalização, entregando o bem aos cuiabanos, com a máxima qualidade e próximo da construção original”, pontuou o secretário.

Enquanto a aprovação do projeto não acontece, a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, no intuito de garantir a base de sustentação da Casa, iniciou na manhã da última sexta-feira (14), uma série de reforços, que visa o escoramento das paredes, drenagem e manutenção da cobertura, assim como uma triagem para levantar características originais do imóvel, que serão aplicadas no processo de resgate.

“O objetivo é proteger a estrutura do patrimônio, principalmente por causa do tempo chuvoso, que agrava mais a chances de desmoronamento. Com isso, também queremos preservar os detalhes da época em que a Casa foi construída”, acrescenta o gestor.

 

Negligência - O secretário Vuolo lembra que a empresa vencedora do certame, a X Nova Fronteira Construtora Ltda., foi negligente na execução da obra. Ele conta que a X Nova destelhou todo imóvel e, praticamente, abandou aos serviços. Com as fortes chuvas, a estrutura da antiga Casa, começou a desabar e a situação veio se agravando, até chegar na situação atual.

“Procurada, a empresa alegou problemas financeiros e não tomou nenhuma providência para amenizar os danos. Nisso, a gestão buscou junto ao MPE ferramentas que dessem ao município poderes para sanar a situação. Foi nesse ponto, que conseguimos firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TCA), que nos permitiu a movimentação em prol dos reparos e preservação do patrimônio”, frisa.

O Município segue aguardando a resposta do Estado e Iphan. “A expectativa é que esta semana já tenhamos um respaldo dos órgãos. Após isso, vamos montar a planilha orçamentária e, em seguida, a contratação da empresa para executar essa recuperação”, finaliza Francisco Vuolo.  

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet