Mato Grosso,
Terça-feira,
16 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

21/12/2018 | 10:18

Sensação térmica no verão: saiba o que é e como é calculada

Sensação térmica no verão: saiba o que é e como é calculada

Foto: Reprodução

O verão de 2018-2019 no Brasil tem previsão de temperaturas acima da média e a ocorrência do fenômeno El Niño, o que deve impactar no regime de calor e chuvas na estação, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec-Inpe).

Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito altas, a soma destes fatores leva a um conceito muito comum no verão: a sensação térmica, que geralmente é muito maior do que o calor registrado nos termômetros.

Como ela é calculada?

No últimos 70 anos, mais de 160 diferentes índices de sensação térmica (que pode levar ao estresse termico) foram desenvolvidos e cada um adota critérios específicos para isso, explica Beatriz Oliveira, pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais, a Rede Clima.

Recentemente, uma cidade no Brasil chamou a atenção pelo calor intenso registrado. Antonina, no litoral do Paraná, que atingiu 81 ºC de sensação térmica na terça (18), segundo os meteorologistas paranaenses.

Aplicando a temperatura de 44,3 ºC e 75% de umidade registrada na cidade ao Heat Index, a sensação térmica seria de 100 ºC. Já pelo Humidex, seria de 77 ºC.

Ferramenta do Heat Index ajuda a calcular a sensação térmica; confira
Índice Humidex mensura a sensação de calor; faça os cálculos
O G1 entrou em contato com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) para saber os critérios adotados mas até a publicação desta reportagem ainda não havia conseguido contato.

“O Brasil não possui um índice oficial, mas já há regulamentação sobre quanto um trabalhador poderia estar exposto a uma temperatura e quanto ele deve descansar”, diz Oliveira.

Em geral, os índices levam em conta variáveis como a incidência de ondas curtas (raios de Sol) no corpo humano, de ondas longas (calor emitido após o raio de Sol bater em uma superfície), o fluxo do calor latente (quantidade de calor que a água usa para mudar de líquida para vapor, por exemplo), e o metabolismo do indivíduo (que em geral varia conforme a idade), diz Diogo Arsego, meteorologista do Cptec-Inpe.

Efeitos do calor no corpo

O médico e coordenador de meio ambiente na Organização Mundial de Médicos da Família (Wonca, na sigla em inglês) Enrique Barros reforça que quando a temperatura medida na axila está acima de 40 ºC, a vida humana está sob risco.

O corpo tende a se estressar tentando baixar a temperatura:

os vasos sanguíneos se dilatam (abrem) para tentar trocar o calor interno com o ambiente externo
com mais sangue perto da pele, ela fica mais vermelha
há maior transpiração para tentar perder calor com a evaporação do suor
com o aumento do suor, há perda de mineirais e o corpo pode sentir cãimbras
pode haver desidratação; o feito é a diminuição do raciocínio e o tempo de reação
com a vasodilatação, é possível sentir fraqueza: o sangue chega com pouca pressão no cérebro
com pouco sangue, o cérebro tem baixa troca de oxigênio
o quadro pode levar ao desmaio ou convulsão

Além dos registros diários de altas temperaturas, Barros faz um alerta para a mudança climática e os riscos do aquecimento global. "As temperaturas estão aumentando, ano a ano, na última década e isso tem piorado com a forma como organizamos as cidades. As pessoas não se dão conta de que está ficando mais quente. Isso coloca em risco crianças, idosos, pacientes com problemas crônicos e até os trabalhadores que estão na rua", diz.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet