Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

27/12/2018 | 10:25

​Saiba como será a solenidade de posse do presidente eleito

No último dia 10 de dezembro, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e seu vice Hamilton Mourão foram diplomados

Planalto do Governo

​Saiba como será a solenidade de posse do presidente eleito

Foto: Reprodução

Formalidade que começa com diplomação do presidente eleito e de seu vice no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a posse de um presidente da República tradicionalmente passa por algumas etapas até a transferência da faixa presidencial.  A primeira delas é justamente na Corte Eleitoral, quando ocorre a diplomação, indicando que os candidatos eleitos pelo voto popular estão aptos a assumir o cargo.

No último dia 10 de dezembro, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e seu vice Hamilton Mourão foram diplomados. A próxima etapa ocorre no dia 1º de janeiro de 2019. O evento de posse envolve diversas cerimônias, que começa com uma missa/culto ecumênico na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, prevista para ocorrer às 14h30.

Ato no Congresso

Em seguida, o presidente eleito segue para o Congresso Nacional, onde será recepcionado pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira. É no Parlamento que Jair Bolsonaro se tornará oficialmente o novo presidente do País. Com honras militares, o primeiro-secretário da Mesa do Congresso faz a leitura do termo de posse e o presidente do Congresso, Eunício Oliveira, declara a chapa vencedora da eleição de outubro empossada.

Faixa presidencial

Já como presidente do País, Bolsonaro faz o primeiro discurso à nação diante dos parlamentares. Deixa o Congresso e segue ao Palácio do Planalto, onde subirá a rampa de entrada para ser recebido por seu antecessor, Michel Temer. Do alto da rampa, haverá a entrega da faixa presidencial ao presidente eleito.  De seda, medindo 15 centímetros de largura, a faixa verde e amarela ostenta o Brasão da República bordado com fios de ouro.

Recepção autoridades

Após a transmissão, Bolsonaro faz um segundo discurso, no parlatório, para a população presente. É no Palácio do Planalto que a nova equipe do governo, seus ministros de Estado, também é empossada. No Salão Oeste, ocorre a foto oficial. O dia termina com um jantar no Palácio do Itamaraty, onde são recebidas as missões especiais estrangeiras e as altas autoridades da República.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet