Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

02/01/2019 | 09:29

​Mauro Mendes assume governo e pede aos secretários controle nos gastos

Redação com Gcom

​Mauro Mendes assume governo e pede aos secretários controle nos gastos

Foto: Gcom

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e o vice-governador, Otaviano Pivetta, foram empossados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na terça-feira (01.01). Em seu discurso, Mendes afirmou que vai fazer os enfrentamentos necessários para organizar as finanças do Estado e restabelecer a confiança do cidadão mato-grossense na gestão pública estadual. Mendes é o 56º governador eleito do Estado. 

"O maior problema nos últimos anos não foi falta de receita, porque tivemos um PIB (Produto Interno Bruto) três vezes maior, mas sim a falta de controle nas despesas, e como reflexo tivemos salários atrasados aos servidores, algo que não acontecia há mais de 20 anos. Para fazer este enfrentamento, vamos precisar do apoio dos demais Poderes, entre eles, o Legislativo, o Judiciário, também do Tribunal de Contas (TCE) e do Ministério Público", frisou o chefe do executivo estadual.

Ele também disse em seu pronunciamento para a sociedade que a contribuição do setor produtivo, industrial e dos servidores públicos será fundamental para que sua equipe de gestão possa implementar medidas que coloquem Mato Grosso de volta nos trilhos. 

"Nossos secretários têm uma árdua missão pela frente, em diversas áreas, como a infraestrutura, logística, educação e saúde. Precisamos devolver ao cidadão melhores serviços como contrapartida à alta carga tributária cobrada e temos ainda o dever de resgatar a confiança da população no Estado".

A noite do mesmo dia foram empossados os novos secretários de Estado e o governador pediu aos secretários que tenham responsabilidade e austeridade no controle dos gastos públicos.
 
A cerimônia ocorreu na Fatec/Senai e contou com a presença de mais de mil pessoas, entre autoridades, familiares, amigos, convidados, imprensa e sociedade.
 
“Se não fizermos o que precisa ser feito agora, estaremos condenando o país, o Estado e as próximas gerações. Temos que ter a responsabilidade de conduzirmos juntos Mato Grosso, administrando os recursos públicos com seriedade para construirmos alternativas e buscarmos o caminho do crescimento”, afirmou Mendes.

O governador asseverou que acredita na capacidade de cada um dos secretários e destacou metas para cada setor, entre elas, a adoção de medidas para restabelecer a harmonia entre os Poderes, tornar o Estado menos burocrático e promover melhorias na saúde, educação e infraestrutura, sem sacrificar os serviços públicos e o atendimento ao cidadão.

“O Estado deve ser menos atrapalhador do desenvolvimento e garantir o crescimento e a geração de renda e emprego. São muitos os desafios e em nenhuma área vi que podemos ficar tranquilos. Todas requerem atenção especial e entre as metas, o enxugamento da máquina pública, fazendo com que custe menos ao cidadão e que seja mais eficiente na entrega de resultados”, pontuou.

Ele ainda destacou a necessidade de buscar o equilíbrio e a recuperação fiscal, retomar obras paralisadas e promover uma agenda de desenvolvimento para outros setores da economia, além do agronegócio.

“Vamos fazer do Estado um empreendedor, com riquezas crescentes e com potencial para continuar crescendo. Nesse caminho de crescimento, todos têm um papel a cumprir e o desafio será fazer com que essas riquezas sejam traduzidas em serviços e investimentos”, disse.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet