Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

15/01/2019 | 11:10 - Atualizada em 15/01/2019 | 12:22

Planejar o orçamento, definir os objetivos e fazer renúncias: veja como alcançar as metas em 2019

A motivação fortalece o processo, pois é preciso fazer escolhas, renúncias e acompanhamento, para que as conquistas maiores sejam alcançadas

Geiseane Lemes

Planejar o orçamento, definir os objetivos e fazer renúncias:  veja como alcançar as metas em 2019

Foto: Arquivo Pessoal

Siga a tvmaisnews pelo Facebook

Ano vai, ano vem, e os desafios das finanças se repetem: como administrar a renda para conseguir pagar as contas e ainda realizar alguns sonhos, como viajar, adquirir bens ou até fazer uma boa reserva.

Eliane Jaqueline Debesaitis Metzner, economista e planejadora financeira pessoal, diz que para conseguir o que, para muitos, é um verdadeiro “malabarismo”, é importante fazer um planejamento financeiro, que é escrever o que muitas vezes está na mente, tangibilizar o que se faz intuitivamente, para direcionar os recursos para aquilo que realmente fará diferença.

“Comece listando os grandes objetivos para o ano, estimando o valor e quando se quer atingir. Após isto, faça um orçamento, anotando as rendas e despesas pessoais ou familiares. É importante começar com os objetivos, pois eles estimulam os passos seguintes, que são meios de realiza-los”. Diz Eliane.

A motivação fortalece o processo, pois é preciso fazer escolhas, renúncias e acompanhamento, para que as conquistas maiores sejam alcançadas.

“Pode-se usar um caderno, uma planilha de excel ou então um aplicativo de celular, como por exemplo o Guia Bolso ou o Money Manager. Alguns aplicativos podem ser configurados (dependendo do banco) para sincronizar o extrato, o que facilita o acompanhamento, ou então os disponibilizados pelo próprio banco, onde inclusive encontra-se simuladores de objetivos e investimentos”. Orienta Eliane.

Em alguns casos, as despesas podem absorver praticamente todo o dinheiro que entra, sendo necessário estudar formas de aumentar a renda, investindo na carreira/profissão ou mesmo trabalhos adicionais, ou então adequar despesas, tanto de manutenção quanto de consumo.

No início do ano é importante rever as despesas fixas, planos de telefone, internet, TV, assinaturas. Algumas mudanças podem ser mais radicais, mas causam um grande impacto, como por exemplo o aluguel ou o tamanho da casa ou apartamento ou então desfazer-se de algum bem, o que também trará impacto nas demais despesas de manutenção.

Com relação ao consumo e lazer, avalie suas necessidades e seus projetos, pois compras e gastos menos importantes podem estar roubando o espaço daqueles sonhos que trarão maior satisfação. A questão é: trocar pequenas recompensas por grandes realizações.

“O planejamento financeiro é uma atitude onde se substitui o “deixa a vida me levar” por “eu sou responsável por minha vida”; Quanto antes você começar, mais cedo conquistará seus objetivos”. Finaliza Eliane.

Érico Metzner elaborou três importantes dicas para alcançar as metas em 2019:


O 1° passo para se cumprir uma meta é você saber exatamente o que ela é, em detalhes bem específicos, por exemplo se é fazer um curso, qual curso você quer? Programação, idiomas… e em quanto tempo você pretende aprender a nova habilidade? 6 meses, 1 ano… tendo todas as informações em mente, e tem que ser todas mesmo, você já pode começar a pensar em como fazer para resolver os problemas que essas informações trazem, surge a necessidade de saber como fazer isso, e esse é o próximo passo.

O 2° passo é você reunir todas as informações obtidas no 1° e pensar em como cumpri-las, no exemplo de aprender algo, você tem que pensar e pesquisar sobre lugares onde você possa frequentar e que possam fazer diferença, buscar em sites CONFIAVEIS os cursos disponíveis… lembre-se que para cada detalhe adquirido no 1° passo deverá ser resolvido no 2°, mas Érico, e agora? Já sei tudo sobre meu desejo, já sei como posso faze-lo acontecer, e qual o próximo passo que devo dar para que ele se realize, como posso começar ele? E eu respondo, é justamente isso, começar.

O 3° e ultimo passo é você começar a fazer o que você planejou no 2°, pois uma meta vira uma coisa inútil, um monte de palavras anotadas no papel, se não colocada em pratica. Então faça o que deve ser feito e com toda a alegria que tiver, pois você saberá que no final isso terá um bom resultado. Voltando no exemplo de aprender algo novo, após pesquisar, ver se está de acordo com o orçamento de seus pais ou se vai procurar uma bolsa, matricule-se e frequente (xô preguiça). O ponto principal nesse passo é a iniciativa, é você começar e pegar o embalo, pois quando isso acontecer, o sucesso já vai estar a caminho.

Essas e outras dicas estão disponíveis no blog do Érico.

Eliane Jaqueline Debesaitis Metzner é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros

Erico Debesaitis Metzner é escritor e estudante. Investidor desde que nasceu, administra seu dinheiro desde os 6 anos. É autor dos livros “Como conquistar seu próprio dinheiro” e "Din-din, o jogo do dinheiro", lançado na bienal internacional do livro 2016 em Sp
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet