Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

16/01/2019 | 11:26

​Ribeirinho Cidadão será em fevereiro e atenderá 46 comunidades de áreas isoladas

TJMT

​Ribeirinho Cidadão será em fevereiro e atenderá 46 comunidades de áreas isoladas

Foto: Reprodução/Defensoria Pública de Mato Grosso

As comunidades ribeirinhas de Barão de Melgaço, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Juscimeira receberão os serviços do “Ribeirinho Cidadão”, iniciativa da Defensoria Pública de Mato Grosso em parceira com o Tribunal de Justiça, de 4 a 14 de fevereiro, na etapa fluvial e de 17 a 25 do mesmo mês, na terrestre.

O projeto foi concebido para atender a população carente, moradora de áreas de difícil acesso, em suas necessidades jurídicas, médicas e de cidadania.

Ao todo são 46 comunidades, com os mais variados tipos de carência, que serão contempladas com a 12ª edição da iniciativa. O cronograma de atendimento foi divulgado pela coordenação do projeto esta semana.

A solenidade de abertura da etapa fluvial será no dia 4 de fevereiro, das 8h às 10h, no município de Santo Antônio do Leverger, 29 km de Cuiabá. Diversas autoridades foram convidadas a participar do evento, ocasião em que haverá apresentações folclóricas e em seguida, das 13h às 18h, os atendimentos iniciam com mutirão e casamento social.

No mesmo horário, as equipes do Ribeirinho Cidadão atenderão na comunidade de Barranco Alto, São José da Boa Vista, Engenho Velho e Valo Verde.

Início - Um dos idealizadores do projeto, o defensor público Air Praeiro, atualmente na função de secretário de Habitação do município de Cuiabá, explica que, há 12 anos, quando atuava na comarca de Santo Antônio do Leverger, identificou um o grande número de pessoas que viviam apartadas dos serviços básicos de cidadania, por impossibilidade de acesso à cidade.

“Eles não conseguiam vir até a comarca. Então organizamos um grupo com um juiz, um promotor e dois defensores e fomos atendê-los. Ao chegar lá, vimos a dimensão de suas necessidades e que careciam de tudo, de saúde, educação, alimentação e foi assim que o projeto tomou uma nova proporção e hoje, graças à colaboração de vários órgãos, está na 12ª edição”.

Atendimento Interna 3 RibeirinhoCronograma - Na terça-feira (05 de fevereiro), das 8h às 12h ocorrerão os atendimentos em Barão de Melgaço, compreendendo as comunidades de Recreio, Barranqueira, Rancharia, Piúva, Varador, Capão, Acorizal e Buritizal. Das 14h às 18h serão feitos os atendimentos em Barão de Melgaço, seguidos do Casamento Social.

No dia 6/2 (quarta-feira) o atendimento será em Barão de Melgaço, das 8h às 12h. Das 14h às 18h o atendimento será em Estirão Cumprido.

Os atendimentos do dia 7 de fevereiro (quinta-feira) ocorrerão em Porto Brandão (8h às 12h), em seguida haverá o deslocamento para a comunidade Cuiabá Mirim, com atendimento das 14h às 18h, seguido de pernoite.

Na sexta-feira (8 de fevereiro) os atendimentos terão início às 8h e seguem até às 12h na comunidade de Cuiabá Mirim. Das 14h às 18h os atendimentos ocorrerão em Conchas e às 18h deslocamento para a comunidade de Limoeiro.

A comunidade de São Pedro de Joselândia receberá os atendimentos no sábado (09 de fevereiro), das 14h às 18h e no domingo (10/02), das 8h às 16h, abrangendo as comunidades de Pimenteira, Retiro e São Bento e comunidade urbana de São Pedro e também no domingo (10/02), das 8h às 16h.

Durante toda a segunda-feira (11 de fevereiro) as comunidades de Dona Rica, Engesa, Capivara, Treze, Arara Azul, Liberdade, Triunfo, Barreirinho e Perigara receberão os atendimentos na Fazenda São João, das 8h às 18h.

No dia 12 de fevereiro ocorre o deslocamento e pernoite em Porto Cercado. Na quarta-feira (13/02), das 8h às 18h, atendimento e casamento social em Poconé. No último dia da etapa fluvial (14/02), os atendimentos ainda serão em Poconé, das 8h às 12h.

Atendimento por terra - A etapa terrestre terá início no dia 17 de fevereiro (domingo), com saída às 6h do Sinuelo, em Várzea Grande. Os primeiros atendimentos serão das 7h às 12h, na comunidade Olho D’Água e das 14h às 18h na comunidade Córrego D’Ouro.

Na segunda-feira (18/02) o distrito de São Lourenço de Fátima receberá os atendimentos durante todo o dia, das 8h às 18h.

Das 8h às 12h de terça-feira (19 de fevereiro) os atendimentos vão ser realizados na aldeia Gomes Carneiro e das 14h às 18h na comunidade Lambari.

Na quarta e quinta-feira (20 e 21 de fevereiro), das 14h às 18h e das 8h às 12h, respectivamente, os atendimentos serão no distrito de Mimoso. Ainda na quinta-feira, das 14h às 18h será a vez da comunidade de Mocambo receber os atendimentos da equipe do Ribeirinho Cidadão.

A Agrovila de Palmeiras receberá os serviços no sábado (23/02), das 8h às 18h, na Escola Nagib Saad.

No domingo (24 de fevereiro), das 9h às 18h, o atendimento ocorrerá na comunidade Vale Abençoado e encerrando o projeto, no último dia, segunda-feira (25) os atendimentos serão em porto de Fora.

O projeto - Fruto da união de diversos parceiros, o Ribeirinho Cidadão é realizado pelo Poder Judiciário, Defensoria Pública e diversos órgãos e instituições. O coordenador do projeto pela Defensoria Pública de Mato Grosso neste ano é o defensor público, Munir Arfox e pelo Tribunal de Justiça, o juiz José Antonio Bezerra Filho.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet