Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

18/01/2019 | 08:25

Profissionais do Siminina participaram da primeira capacitação de 2019

Hoje o programa já é referência para outros municípios e estados como Mato Grosso do Sul

Prefeitura de Cuiabá

Profissionais do Siminina participaram da primeira capacitação de 2019

Foto: Assessoria

As atividades do programa Siminina de 2019 ainda não começaram, mas a equipe de trabalho já está a todo vapor para mais um ano de muitas atividades. Com o objetivo de aprimorar o atendimento, buscando a excelência dos serviços realizados nas 16 unidades do projeto, as monitoras e auxiliares participaram de palestras, dinâmicas, rodas de conversa e oficinas relacionadas ao trabalho, durante três dias.

Foram abordados vários assuntos como a revisão do papel de cada membro da equipe, psicologia e infância, a arte de contar histórias, a importância do planejamento, plano de aula, de trabalhar com atividades lúdicas, bullying, inclusão social, orientação sexual, cuidados pessoais e com a higiene. “Nós precisamos estar sempre estudando, para conseguir melhorar cada vez mais o atendimento.

Esse encontro acontece em dois momentos, no começo e meio do ano, o que contribui para um serviço cada vez mais humanizado”, ressalta a coordenadora do Programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro Corrêa da Costa e Silva.

Para a assessora pedagógica, Arlene Saldanha a capacitação da equipe técnica ajuda a integrá-las no grupo e também a traçar planos para o ano. “Essas capacitações servem para ouvir as demandas, opiniões, para um melhor direcionamento, pois cada menina tem uma realidade diferente. É preciso muita dedicação e envolvimento, sempre com um olhar diferenciado. As monitoras são o coração do Siminina”, reforçou.

Benedita Souza Mendes – a Morena, auxiliar de monitora, trabalha na unidade do Distrito da Guia e considera a capacitação como uma oportunidade de aperfeiçoar a rotina de trabalho. “Nós que atuamos diretamente nas unidades, conhecemos a realidade da nossa região. Cada dia somos surpreendidas com novas situações, por isso que temos que estar preparadas emocionalmente, materialmente e psicologicamente para lidar com cada caso. Não podemos misturar as emoções, temos que encontrar formas de ajudar essas meninas, devolvendo a autoestima e preparando para um futuro melhor. Devemos estar sempre embasadas no carinho e amor, esse é o segredo”, disse Morena.

Criado há quase 20 anos, o projeto tem como madrinha a primeira-dama do Município, Márcia Pinheiro e é hoje considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes sendo referência para outros municípios não só de Mato Grosso mas também de outros estados, como Mato Grosso do Sul.

Cerca de 1,2 mil meninas são atendidas nas 16 unidades e uma série de atividades que foram implantadas: aulas de inglês, balé, reforço escolar, cuidados médicos e psicológicos, entrega de óculos. As atividades são realizadas sempre no contraturno escolar. Agora, na atual gestão, o programa conta também com o Jovem Siminina, trazendo o atendimento para as meninas na faixa etária acima dos 14 anos, preparando-as para o mercado de trabalho.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet