Mato Grosso,
Terça-feira,
16 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

18/01/2019 | 08:51

Janeiro Branco: saúde mental ajuda durante tratamento de câncer

O equilíbrio emocional ajuda a enfrentar melhor as adversidades, tem qualidades curativas e de prevenção de doenças

Assessoria

Janeiro Branco: saúde mental ajuda durante tratamento de câncer

Foto: Reprodução

Desde 2014, a campanha "Janeiro Branco" mobiliza profissionais da saúde com o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre o sentido e o propósito de suas vidas, relacionamentos, emoções, pensamentos e comportamentos. E essa atenção com a saúde mental deve ser ainda maior quando se está diante de casos como traumas ou doenças como o câncer, afinal ela influencia no bem-estar do indivíduo como um todo.

A ideia do "Janeiro Branco" parte do princípio de que cuidar da mente é cuidar da vida, pois o equilíbrio emocional ajuda a enfrentar melhor as adversidades, tem qualidades curativas e de prevenção de doenças. A Clínica Oncomed, especializada em tratamento multidisciplinar de câncer, tem muito claro, então, que promovê-lo faz toda a diferença.

"Ter uma postura positiva em relação ao câncer é importante, assim como ter esperança e buscar sempre estar informado. Em boa parte dos casos, a desinformação em relação às causas e as possibilidades que o paciente tem gera grande temor e, consequentemente, desesperança de vitória na luta contra a doença", ressalta o cirurgião oncológico Gilmar Ferreira.

A Clínica Oncomed, de forma pioneira, desenvolve ações que buscam promover a saúde mental tanto de pacientes como de familiares. Um exemplo são os "Cuidados Paliativos", que buscam identificar como a pessoa em tratamento e seus entes queridos lidam com a doença. "É uma comunicação mais aberta, permite o paciente falar sobre o que ele sente, sobre medos, anseios.

Procuramos cuidar da pessoa como um todo, fazendo o encaminhamento para um tratamento multidisciplinar, com auxílio de psicólogo, nutricionista e outros profissionais que precisam ser envolvidos neste processo", explica a médica Gabriele Gonçalves.

A clínica também instituiu, em 2018, a celebração do "Dia do Amigo", outro personagem importante na vida do doente durante o enfrentamento de momentos difíceis como tratamentos de câncer. Na ação, realizada em julho, os acompanhantes receberam cartões-postais para que escrevessem mensagens de esperança e apoio para os pacientes. 

Em outubro, o evento "O poder de acreditar na vida", realizado pela Oncomed em alusão ao Outubro Rosa, além de conscientizar sobre a importância de combater o câncer de mama, mostrou que é possível superar-se e fortalecer-se diante de doenças como o câncer. E que também é imprescindível o apoio de outras pessoas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ser saudável vai muito além da mera ausência de doenças. Ter saúde em sua totalidade é possuir bem-estar físico, mental e social. Bem-estar é o estado que possibilita desempenhar habilidades, lidar com as inquietudes da vida, capacidade de trabalhar produtivamente e contribuir com a comunidade.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet