Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

28/01/2019 | 08:54

‘Consultório na Rua’ de Cuiabá acresce em 35% os atendimentos às pessoas em situação de rua

Secom Prefeitura de Cuiabá

‘Consultório na Rua’ de Cuiabá acresce em 35% os atendimentos às pessoas em situação de rua

Foto: Gustavo Duarte

Criado pelo Governo Federal, o programa nacional “Consultório na Rua”, que é conduzido por Secretarias Municipais de Saúde, conquistou, sob o comando da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, um acréscimo de cerca de 35% na produtividade. Em apenas dois anos, de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, foram realizados 30.372 atendimentos e acolhimentos em Saúde para pessoas em situação de rua (entre as quais usuários de álcool ou drogas) contra 22.528 referentes aos mesmos meses de 2015 e 2016.

Os dados correspondem ao trabalho rotineiro (de segunda a sexta-feira) da equipe multidisciplinar que compõe a unidade móvel, sendo eles um médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico bucal, técnico de enfermagem, redutor de danos e motorista. O trabalho vai desde atendimentos médicos, psicológicos, exames clínicos, aferição de pressão, teste de glicemia, curativos e distribuição de alguns medicamentos básicos com prescrição médica e de preservativos femininos e masculinos, até orientação e entrega de kit de higiene bucal e nos casos de dependentes químicos, se a pessoa desejar, encaminhamento para a Secretaria de Assistência Social, que referencia para os devidos tratamentos. 

Responsável pelas ações do Consultório na Rua desde 2015, a assistente social Vera Lúcia Ferreira da Silva atribui o acréscimo na produção ao olhar diferenciado que segundo ela, a gestão Emanuel Pinheiro ofertou ao programa, já que os locais percorridos pela unidade móvel continuam basicamente os mesmos desde 2015 - os bairros do Porto, Jardim Leblon e Pedregal, região da rodoviária, Praça Alencastro, Morro da Luz entre outros de grande aglomeração do nosso público- alvo. 

“Os Consultórios na Rua lidam com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário, minimizando os danos às pessoas que vivem em situação de rua correndo riscos. Essas ações fazem com que eles sintam confiança e permitam que nosso trabalho seja feito, já que dependemos exclusivamente do consentimento de cada um. Basicamente não mudamos os locais de atuação, mas a atual gestão teve um olhar diferenciado para esta população e vem desde o início de 2017 fortalecendo, ampliando e criando novas parcerias e serviços para que pudéssemos ofertar atendimentos cada vez mais humanizados aos pacientes” frisou Vera.   

Conforme a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Miriam Naschenveng dentre os serviços de excelência destinado a este público está o Centro Especializado de Odontologia (CEO), que foi implantado na Policlínica do Pedra 90. “Com uma unidade odontológica reservada ao atendimento de pessoas em situação de rua, destinamos mais uma ferramenta que auxilia o Consultório na Rua, pois muitas vezes a equipe encontra pessoas sofrendo com dor de dente e a oferta do atendimento aproxima o poder público daquela pessoa, e isso entre inúmeras possibilidades oportuniza reverter a situação de vulnerabilidade que o paciente se encontra, inclusive uma ressocialização”, destacou a diretora.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, os números obtidos pelo Consultório na Rua são o início do cumprimento de mais uma importante promessa de campanha – a que fez para sua mãe, Maria Helena Pinheiro. “Eu e meus irmãos fomos criados apenas pela mãe. E de todos os meus medos, o pior deles era perdê-la e me sentir desamparado, já que ela sempre foi nosso esteio e referência. Ela sempre foi amorosa e se preocupava com todos a sua volta e, ainda na campanha me fez prometer um olhar diferenciado para as pessoas em situação de rua, estas que já não sentem que tem ou realmente não tem ninguém por elas. Eu sempre digo que sou prefeito de todos os cuiabanos, mas estou desde o início da gestão e continuarei até o fim dela trabalhando ainda mais pelas pessoas que dependem exclusivamente dos serviços públicos”, finalizou o prefeito.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet