Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

28/01/2019 | 09:57

Janeiro Roxo: Unidades de saúde promovem ações de prevenção à hanseníase

Prefeitura de Alta Floresta

Janeiro Roxo: Unidades de saúde promovem ações de prevenção à hanseníase

Foto: Prefeitura de Alta Floresta

 

Até o dia 31 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde de Alta Floresta intensificaram as atividades de combate, controle e enfrentamento da hanseníase, com ações estratégicas que envolvem a distribuição de material informativo, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento, a fim de levar até a população informações sobre a doença, seus sinais e sintomas objetivando assim o diagnóstico precoce e a diminuição das sequelas incapacitantes da doença quando do diagnóstico tardio.  O Dia “D” em alusão ao Janeiro Roxo – mês de combate e prevenção à doença – aconteceu no dia 24, com um pit stop na avenida Ludovico da Riva.

No decorrer do mês várias ações foram realizadas nas Unidades de Saúde, cada uma delas com a sua demanda em específico, garantindo assim os atendimentos aos pacientes, visto que o município é considerado endêmico.

Transmissão

Segundo a gerente do serviço a transmissão, acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos.

O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde de forma gratuita, dura de 6 meses a 1 ano, podendo ser prolongado por mais 1 ano.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet