Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

29/01/2019 | 17:10

'Coloração estranha’ em rio da Grande Cuiabá é de sedimentos lançados por mineradora e reservatório

Olhar Direto

'Coloração estranha’ em rio da Grande Cuiabá é de sedimentos lançados por mineradora e reservatório

Foto: Reprodução

O resultado preliminar da investigação feita no Rio Bento Gomes no município de Poconé (109 quilômetros de Cuiabá), que apresentou uma ‘coloração estranha’, é composto por sedimentos e não é oriundo de barragem de rejeitos de minérios. A denúncia foi feita na última sexta-feira (25), à prefeitura e causou temor na população.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), as investigações estão sendo feitas desde sexta-feira. Os fiscais identificaram, tanto por sobrevoo com o apoio do Ciopaer, quanto por investigação em solo com o apoio de servidores municipais das prefeituras de Poconé e Nossa Senhora do Livramento, dois pontos de lançamento de efluente turvo no córrego Areão.
 
Segundo informações apuradas, o córrego do Areão é uma drenagem intermitente, que deságua no Córrego Santana e que por sua vez deságua no rio Bento Gomes.
 
Os dois empreendimentos que estariam lançando estes sedimentos foram identificados, sendo um deles uma mineradora que extravasou efluente da terceira bacia de decantação e o outro um reservatório destinado à piscicultura. Nos dois empreendimentos não havia indícios de rompimento em seus taludes, não havendo autorização dos órgãos competentes para lançamento de efluente em curso d'água.
 
Os empreendimentos foram autuados por atuar em desacordo com a licença de operação, por lançar resíduos sólidos (sedimentos) em curso hídrico, e notificados a cessar o lançamento do efluente no córrego.
 
A Sema realizou a coleta de amostras para análise da qualidade da água no ponto da captação do recurso para abastecimento público e nos locais próximos dos empreendimentos para avaliar o nível de comprometimento da qualidade da água e identificar o grau de contribuição de cada um dos empreendimentos com a turbidez do córrego e consequentemente do rio que abastece o município. Os resultados preliminares dos testes laboratoriais estarão disponíveis nas próximas 48 horas.
 
Nesta terça-feira (29), uma  equipe integrada formada por profissionais da Sema, Dema (Delegacia Especializada de Meio Ambiente), Politec e BEA-CBMMT está na região para coleta de novas amostras e realização de perícias.
 
O caso
 
Um suposto vazamento em uma barragem, da região de Poconé (102 quilômetros de Cuiabá), estaria atingindo o rio Bento Gomes e deixando-o com uma ‘coloração estranha’. A denúncia partiu de moradores da região, no dia 22 de janeiro deste ano. Análises preliminares não apontaram problemas nas mineradoras, mas um estudo aprofundado ainda será realizado, com auxílio de profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
Segundo a denúncia, por quilômetros as águas do rio aparentavam estar dominadas por cor de lama ou loléia (termo como é conhecido na região), possivelmente, oriunda de alguma empresa de mineração localizada em suas proximidades.
 
Na última quarta-feira (23), a equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve realizando um sobrevoo por toda extensão do rio, onde foi constatada, de fato, a alteração de sua coloração, porém, não foi possível detectar, visualmente, a origem do ponto de descarga do material causador dessa anormalidade.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet