Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

31/01/2019 | 08:34

Prefeitura de Cuiabá lança programa para climatizar 100% das salas de aula da rede municipal de Ensino

Secom Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá lança programa para climatizar 100% das salas de aula da rede municipal de Ensino

Foto: Reprodução

 

Até abril de 2020, nas comemorações dos 301 anos da capital, 100% salas de aulas da rede pública municipal de Cuiabá deverão estar climatizadas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante o lançamento do programa “Climatizar é Humanizar”.
Luiz Alvez

Até  abril deste ano serão instalados 300 de ar-condicionados até abril, o que corresponde a 30%. “Temos discutido esse programa há bastante tempo e estávamos ansiosos para lançá-lo oficialmente. Este é um passo a mais no processo de humanização, e em respeito aos profissionais de educação e ao nosso maior patrimônio, as nossas crianças, alunos da rede pública municipal de Ensino”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro, para os diretores e coordenadores escolares e da Secretaria Municipal de Educação, que compareceram ao lançamento oficial do programa, no Salão Nobre do Palácio Alencastro.  


O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos agradeceu o esforço, a parceria e a dedicação dos profissionais, na implantação de vários programas que estão transformando a Educação na Capital. “Este é mais um programa, que tem por objetivo tornar a nossa rede o mais adequada possível para receber nossos profissionais e alunos. Com recursos da Fonte 100, ou seja, recursos próprios do município, no valor de R$ 2 milhões de reais, divididos em duas etapas, o programa representa um investimento ainda maior já que muitas unidades passarão por adequações nas instalações elétricas, para receber os equipamentos”, disse Alex Vieira Passos.


Segundo o secretário, em paralelo ao programa Climatizar é Humanizar, 122 unidades foram atendidas com manutenção de ar-condicionado, geladeira, freezer e bebedouro, no segundo semestre do ano passado.


O Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Batista Jorge, que esteve presente ao lançamento, destacou a humanização como a grande marca da gestão Emanuel Pinheiro, que optou por pensar nas pessoas, e lembrou que o programa “Climatizar é Humanizar” é um exemplo disso. “Este programa vai beneficiar todo o corpo administrativo, os profissionais e as mais de 51 mil crianças e adolescentes matriculadas na rede pública municipal, com um resultado imediato na qualidade do ensino. Tenho tido oportunidade de conhecer vários sistemas de educação como presidente do Conselho. Os investimentos que estão sendo feitos pelo município de Cuiabá, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente num encontro realizado em São Leopoldo, na Universidade Unisinos (RS), das 27 capitais brasileiras, Cuiabá é a terceira em investimentos na qualidade do ensino”, destacou ele.


Programa

A diretora da EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães, Sandra Aparecida Silva Moraes, disse que o programa fará a diferença nas unidades. “Maravilhoso, em razão do clima da nossa capital, o que torna a climatização uma necessidade. Os alunos terão um aproveitamento e um desenvolvimento melhor”, disse ela.

Lorandi Ferreira de Moraes, diretora da EMEB Orzina Amorim Soares concorda. “Esse projeto vai agregar muito no ensino aprendizagem das crianças já que um dos fatores que trazem dificuldade na aprendizagem é o calor que temos em Cuiabá. Acredito que uma melhor condição física em sala de aula vamos ter reflexos positivos inclusive nos resultados do Ideb. E também vamos ganhar muito em relação à disciplina em sala de aula”.

Participaram do lançamento a secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, diretores e coordenadores das unidades de ensino, e da Secretaria Municipal de Educação

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet