Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

31/01/2019 | 10:24

Funcionários de prefeitura desviaram dinheiro destinado à merenda escolar

Hiper Notícias

Funcionários de prefeitura desviaram dinheiro destinado à merenda escolar

Foto: Reprodução

A investigação referente à Operação Tapiraguaia constatou que a Prefeitura de Confresa pagou por alimentos destinados à merenda escolar, que nunca foram recebidos. “A secretaria de Educação nos passou recibos de pagamento por 18 toneladas de arroz, 48 de pão, mas no período há registro de falta de merenda para as crianças”, afirma superintendente da Controladoria Geral da União, Daniel Contijo Motta.

A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (30) e apura o desvio de R$ 4,5 milhões da Prefeitura de Confresa. Tais fraudes ocorreram, principalmente, no setor da Saúde, Infraestutura e Educação, entre 2015 e 2016. Foram cumpridos 61 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia/GO e Dourados/MS.

Além da merenda, a apuração constatou pagamento por obras de pontes que nunca foram entregues e construção de postos de saúda abandonadas.

Conforme o apurado na Operação, a fraude ocorria na realização das licitações, que eram direcionadas aos empresários envolvidos no esquema. Estes, por sua vez, retornavam valores aos servidores municipais investigados no esquema.

“Assim que essas empresas recebiam os pagamentos da prefeitura, faziam o repasse para funcionários da prefeitura ou terceiros relacionados à essas pessoas. Foi a partir daí que pudemos transformar a fiscalização nessa operação”, declarou o superintendente.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet