Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

04/02/2019 | 08:45

VG empossa 100 aprovados em concurso

Secom Prefeitura de Várzea Grande

VG empossa 100 aprovados em concurso

Foto: Reprodução

Várzea Grande foi um entre cinco municípios em todo o Brasil escolhido como participante do Programa Melhoria da Educação que é da Fundação Itaú Social, uma das mais renomadas instituições de capacitação e melhoria no ensino público através de parcerias.

Outra boa notícia é que a partir das 9 horas desta segunda-feira, 4 de fevereiro, 100 novos profissionais da educação aprovados no concurso do ano passado serão empossados.

“Todo o apoio e ajuda é bem-vinda pois o nosso interesse maior é melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos serviços públicos ofertados em nossa querida Várzea Grande”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao receber Sonia Dias e Samara Fonteles da Cunha, ambas pertencentes ao Polo de desenvolvimento educacional da Fundação Itaú Social, que formalizaram o convite em nome de Tatiana Bello Djrdjrjan que é Gerente de Programas do Itaú Social.

A prefeita aproveitou para confirmar a posse de novos aprovados no último concurso realizado por Várzea Grande.

Na oportunidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos acompanhada pelo secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidélis aceitaram o convite do Itaú Social e pontuaram que a Educação Municipal vai redobrar seus esforços para que a parceria atenda a toda sua estrutura educacional.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, demostrou os esforços administrativos empenhados na Educação Pública do Município, que passou por uma revolução educacional, indo desde a melhoria da infraestrutura das escolas que passaram por reformas, e construção de escolas novas, até chegar ao servidor da educação, que foi capacitado e dado a ele oportunidade de fazer mestrado e doutorado.

"Posso dizer com orgulho que a Educação Pública do nosso município evoluiu bastante, com a implantação de nossos programas e projetos, como exemplo a Escola em Tempo Ampliado, que oportuniza o aluno a se ocupar com o aprendizado no contraturno escolar, e até despertar profissão com as oficinas que são ofertadas nas áreas culturais, educacionais e esportivas. Acredito que a Fundação Itaú Social contribui para o fortalecimento da Educação Pública Brasileira e por meio desta parceria vamos poder desenvolver mais programas, que incentivam e promovem a troca de experiências entre os municípios que já possuem esta parceria”, destacou Lucimar Campos

“Fortalecer a estrutura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer na sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos e todas é um conceito que se enquadra na política adotada pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e que já começa a apresentar resultados positivos, pois sabemos que Educação precisa ter incentivos imediatos com resultados duradouros para que o máximo de pessoas seja contemplada”, disse Silvio Fidélis.

Entre os objetivos específicos do programa está desenvolver e testar tecnologias educacionais de planejamento e gestão e de gestão administrativa e de Recursos, com assessoria técnica e ações formativas.

A principal missão do programa é criar meios e maneiras para que os resultados da educação pública, leia-se os alunos e seus conhecimentos, permitam que o mesmos avancem e auxiliem na formação de profissionais melhor preparado para o mercado de trabalho.

As formações dos profissionais da educação, abordam o eixo de planejamento e gestão, gestão administrativa e de recursos, gestão pedagógica quanto o da gestão administrativo-financeira. Dessa forma, os profissionais se preparam de maneira ampla para desempenhar suas funções.

Criado em 1999 pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), o Programa Melhoria da Educação auxilia os participantes a elaborar um diagnóstico da realidade educacional do município e a produzir, implementar e avaliar um plano de ação educativa adequado às características locais e às possíveis dificuldades identificadas pelo diagnóstico.

Este ano, o Itaú Social pré-selecionou quatro estados brasileiros e cinco municípios para sua implementação. Várzea Grande foi a cidade escolhida entre os municípios do centro-oeste para participar do Programa.

Para a representante do Polo de Desenvolvimento Educacional do Itaú Social, Sonia Maria Barbosa Dias, o fortalecimento das secretarias de educação dos municípios é fundamental para a melhoria dos processos de educação pública no país e o Programa Melhoria da Educação vem ressaltar o protagonismo das equipes da Secretaria de Educação na realização dos trabalhos, além de promover a redução das desigualdades na aprendizagem no ambiente escolar.

De acordo com Silvio Fidélis, Várzea Grande foi o primeiro município de Mato Grosso contemplado com um programa de iniciativa da Fundação Itaú Social.

O Programa Redes de Territórios Educativos executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), traz como foco o fortalecimento de redes e parcerias que promovam a educação e o desenvolvimento integral da criança, adolescente e do jovem. Em julho do ano passado, dez entidades que desenvolvem projetos nas áreas de Cultura e Arte, Defesa de Direitos, Empreendedorismo/Geração de Emprego e Renda, Esportes, Formação para o trabalho, Meio Ambiente e Saúde, voltados para a Infância e Adolescência e Juventude em Várzea Grande foram atendidas com recursos na ordem de R$ 30 mil cada, provenientes do Fundo de Fomento do Itaú Social.

Para Fidélis, o convite para que o município pudesse participar do Programa Melhoria da Educação só vem reforçar a confiança da Fundação Itaú Social por meio da parceria consolidada através da seriedade e do trabalho que está sendo desenvolvido em Várzea Grande, objetivando implementar ferramentas eficientes na busca de uma educação pública de excelência nas escolas municipais.

“Várzea Grande foi escolhida por apresentar o perfil que atende aos critérios definidos pela Fundação Itaú Social, entre eles, um contingente populacional inferior a 500 mil habitantes, matrícula anual na Rede Municipal superior a 10 mil estudantes do ensino fundamental da área urbana. Mas, também pelo seu potencial cultural, patrimonial, humano e social, e acima de tudo por ter apresentado evolução no ensino aprendizagem, e nas suas estratégicas de Gestão, visto que já aponta mudanças no seu modo de educar, com criatividade e aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB - explicou a coordenadora do Programa Itaú Social, Sônia Dias.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet