Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

04/02/2019 | 09:02

Mais duas avenidas terão corredores de ônibus

Folha Max

Mais duas avenidas terão corredores de ônibus

Foto: Reprodução

Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretária de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou que mais duas avenidas de Cuiabá devem receber a faixa de uso exclusivo para ônibus.  O sistema já funciona nas principais avenidas da cidade e será estendida para outras localidades.

Motoristas que transitarem pelas avenidas Fernando Corrêa da Costa e João Gomes Sobrinho deverão ficar atentos para a mudança que será implantada em breve. Veículos que trafegarem indevidamente pela via devem ser autuados em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,00.

Na capital, 12,5 quilômetros de "corredores" exclusivos já foram inclusos no sistema de mobilidade urbana, entre elas, as avenidas Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).

Normatização estabelecida no Código de Trânsito determina que o uso das faixas seja exclusiva para ônibus, táxis, ambulâncias e vans escolares. Segundo o Secretário da Semob, Antenor Figueiredo, a medida elimina atrasos e da maior fluidez ao transporte público.

“Já realizamos os estudos de viabilidade na Avenida Fernando Correa e agora partiremos para a João Gomes Sobrinho. Estas medidas somam a outras já adotadas pela secretaria para humanizar e modernizar o transporte em Cuiabá”, explica.

Fiscalização

Fiscalizado por radares, desde a implantação em 2017, foram registrados 12 mil infrações de automóveis trafegando na faixa exclusiva ao longo de um ano. Esta ação inicial não resultou na aplicação de multas, mas em notificações enviadas aos motoristas. 

A expectativa é que um novo ponto de fiscalização comece a operar na avenida Miguel Sutil, em frente ao Comper, a partir do dia 8 de fevereiro. 

Atualmente 154 vias são monitoradas com o auxilio de 77 equipamentos espalhados em 26 pontos da capital mato-grossensse.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet