Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

06/02/2019 | 09:10

TRE-MT e Prefeitura de Sapezal vão firmar parceria para ampliar cadastro biométrico

Assessoria TRE-MT

TRE-MT e Prefeitura de Sapezal vão firmar parceria para ampliar cadastro biométrico

Foto: Reprodução

 

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso deverá firmar uma parceria junto à prefeitura de Sapezal para ampliar sua capacidade de atendimento e assim avançar na revisão do eleitorado do município. Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (04.02) com a presença do corregedor eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, e o prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande, para formalizar o termo de cooperação. A expectativa é ampliar dos atuais 50 atendimentos para aproximadamente 200.

“O Tribunal Regional Eleitoral iniciou a revisão do eleitorado de Sapezal em dezembro de 2018 e tem até o mês de março para concluir este trabalho. A população tem atendido ao chamado da justiça, porém precisamos de mais servidores para dar conta da demanda. Nesta reunião, pedimos que a Prefeitura disponibilize alguns servidores neste breve período. Acredito que a recepção foi muito boa e vamos conseguir cumprir esta missão”, destacou o desembargador Pedro Sakamoto.

Durante a reunião, o prefeito garantiu que dará o apoio necessário para que os eleitores de Sapezal possam fazer seu recadastramento biométrico. Com a parceria, a chefe de cartório da 42ª Zona Eleitoral, Gilcilene Bernardes Souza, acredita que o expediente de atendimento será ampliado. “Hoje atendemos das 07h30 às 13h30. Com os servidores disponibilizados pela prefeitura conseguiremos ampliar o atendimento até às 17h30. Por isso pedimos que a população continue comparecendo ao cartório e evite as grandes filas que geralmente se formam no fim do prazo, dia 29 de março”.

Ainda participaram da reunião o juiz eleitoral de Sapezal, Conrado Machado Simão, o promotor eleitoral, João marcos de paula Alves, e o presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Aparecido.

Cadastramento biométrico

Para fazer a revisão com cadastro biométrico é necessário comparecer à sede do cartório que fica na Avenida Jaú,1450, esquina com a Avenida Piramboia. Basta apresentar um documento oficial de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho, carteira profissional, dentre outros definidos em lei), e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). No caso de homens com mais de 18 anos e que irão requerer a primeira via do título (alistamento), é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.


O eleitor com o título cancelado não poderá: se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias.

Números

Atualmente Sapezal possui 14.9 mil eleitores no cadastro eleitoral do TRE-MT. Desse total, apenas 1,88 mil já efetuaram seu cadastro biométrico, ou seja, 87% dos eleitores ainda são aguardados pela Justiça Eleitoral.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet