Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

15/02/2019 | 08:29

Maluf tem apoio de 10 deputados e MDB deve liberar voto da bancada

Olhar Direto

Maluf tem apoio de 10 deputados e MDB deve liberar voto da bancada

Foto: Reprodução

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) lidera, nos bastidores, a corrida pela vaga aberta para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com a deputada Janaína Riva (MDB), o tucano já tem garantidos os votos de 10 parlamentares. O MDB tem a pretensão de indicar um nome, mas avalia liberar a bancada para atuar de maneira independente.

A intenção do MDB é efetivar o suplente Romoaldo Júnior (MDB) na Assembleia Legislativa. Atualmente ele está ocupando a cadeira de Allan Kardec (PDT), que se licenciou para assumir a Secretaria de Cultura do Estado. Para garantir que Romoaldo siga em exercício de mandato até o fim da legislatura, seria necessário indicar ao TCE algum eleito pela coligação que inclui MDB, DEM, PDT, PSC, PHS, PSD e PMB. Deste bloco, o único nome que já manifestou oficialmente a pretensão de disputar a vaga de conselheiro foi Sebastião Rezende (PSC). Há, no entanto, intensão de parcela dos deputados em indicar Dilmar Dal’Bosco (DEM).
 
O MDB deve se reunir logo mais para deliberar se enxerga a possibilidade de apresentar um nome com reais chances de vitória, caso contrário, irá liberar a bancada. Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (14), Janaína Riva analisou que com a vantagem apresentada por Maluf, um aumento no número de candidaturas privilegiaria o tucano, pois iria pulverizar os votos da concorrência.
 
“Estou esperando, nós vamos fazer uma reunião do partido. Ainda não tem nada muito bem definido, o partido tinha prioridade de atender o Romoaldo e nada mudou desde então e hoje nós vamos fazer uma reunião final. Não havendo um nome que seja competitivo, com condições de ganhar a eleição de conselheiro do TCE, porque a gente já sabe que o Guilherme chega ai aos 10 votos já na Casa, ai o bloco vai liberar os deputados para que possam atuar ai de forma independente cada um deles”, declarou a parlamentar.
 
Janaína optou por não apontar um nome de sua preferência. “Acho que tem muito nomes bons, mas acho que a ideia do bloco é privilegiar o partido. Então primeiro tem que ter essa conversa em bloco para se chegar a uma conclusão de que não teria hoje um nome que contemple o Romoaldo ai que está na suplência e ai a gente vai ver o que vai fazer. Bons nomes têm muitos ai da sociedade organizada como um todo, mas a gente vai esperar ver se o partido primeiro toma uma decisão em conjunto”.
 
Janaína avalia que se surgirem pelo menos mais três candidaturas, Maluf ganha com maioria de votos no Colégio de Líderes. A partir dai, só precisa ter seu nome referendado pelo Plenário. “A candidatura do Maluf é a mais avançada, nenhuma candidatura tem o número de dez deputados apoiando até agora na casa, é por isso que eu acho que para o deputado Guilherme, quanto mais candidaturas, melhor para ele, uma vez que a primeira decisão é em colegiado no voto secreto, se houver ai mais de três candidaturas, nenhuma delas atingirá o número de votos que o deputado Guilherme já possui para ser indicado no TCE”.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet