Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

15/02/2019 | 09:01

Programa Qualifica Cuiabá 300 recebe propostas de cursos de qualificação para mulheres

Olhar Direto

Programa Qualifica Cuiabá 300 recebe propostas de cursos de qualificação para mulheres

Foto: Vicente Aquino

O programa Qualifica Cuiabá 300 idealizado pela primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro, recebeu uma proposta de parceria do Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac), para oferecer cursos profissionalizantes às mulheres cadastradas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e atendidas pelos programas sociais do Município. As principais áreas de capacitação ofertadas pelo Senac são de gastronomia, beleza e moda com em torno de 24 cursos para cerca de 2 mil vagas.

“O objetivo estratégico dessa parceria é exatamente proporcionarmos a qualificação dessas mulheres atendidas pelos Cras. Geralmente, são mulheres carentes que precisam de uma qualificação para trabalhar e aumentar a renda familiar, e para isso o Senac elaborou um projeto, por meio de visita técnica em todos os Cras”, contou Zil.

Ainda de acordo com a diretora do Senac, esse mapeamento 'in loco' foi necessário para identificar a característica socioeconômica da região. "Dessa forma, pudemos determinar quais os cursos são praticáveis em cada um dos respectivos Cras", explicou.

“Precisamos saber da real necessidade de cada bairro. Tem alguns bairros onde a costura é muito procurada, então vamos focar em cursos nessas áreas. Em outros bairros, a demanda é outra, portanto há essa necessidade de identificar o que a sociedade pede para melhor atendê-los e levarmos qualidade e melhor aproveitamento da qualificação”, justificou Márcia Pinheiro.

O levantamento do Senac ainda traçou o perfil do público-alvo que procura a qualificação por meio dos Cras. Cerca de 80% é de predominância feminina e a faixa etária tem, em média, 40 anos, com grau de escolaridade que varia entre o Ensino Fundamental e Médio incompletos. As famílias apresentam a média de quatro membros, sem a presença da figura paterna.

As aulas serão ministradas nas dependências dos 14 Cras espalhados por Cuiabá, seguindo o conceito do Qualifica 300 de levar os cursos para dentro das comunidades, como determina o prefeito Emanuel Pinheiro.

“Quando pensamos na criação desse projeto, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, pensamos justamente em facilitar a vida daquelas pessoas que moram em local distante do centro e, muitas vezes, não tem condição de se locomover. Baseado na humanização que o prefeito Emanuel Pinheiro defende, estamos presentes nos bairros e levando os serviços até o cidadão, em vez do cidadão ir até os serviços”, elencou a primeira-dama.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet