Mato Grosso,
Terça-feira,
16 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

18/02/2019 | 09:46

Max e Maluf "travam" disputa acirrada por vaga de conselheiro do TCE

Folha Max

Max e Maluf

Foto: Reprodução

Os deputados estaduais Max Russi (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB) são os principais nomes para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado na vaga que pertencia a Humberto Bosaipo. De acordo com o deputado estadual João Batista (PROS), o socialista tem uma “ligeira” vantagem sobre o tucano, numa disputa que ainda conta com o deputado estadual Sebastião Rezende (PSC).

“O que sabemos até então, é que são 10 votos para o Max, 8 para Maluf e 2 para o Sebastião”, revelou João Batista em entrevista a rádio capital, nesta segunda-feira (18), em Cuiabá. 

João Batista explica que mesmo com aparente vantagem de Max na corrida da indicação, o deputado tucano não desistiu e ainda busca aliados. Maluf descartou retirar o nome, mesmo após ter se tornado réu na ação penal referente a “Operação Rêmora”, que apura fraudes na Secretaria de Educação. 

“Ele já deixou bem claro que independente da denúncia, segue como candidato. Ele continua com as articulações e foi bem incisivo de que  vai continuar conversando com os deputados e  tentar essa vaga”, descreveu. 

Questionado se Max teria qualificações para ocupar a vaga, sendo que não possui curso superior, Batista destaca que o socialista conta com vasta experiência na gestão pública. “Já existe julgado no Supremo Tribunal Federal o seguinte: que o conselheiro tem que ter nível superior ou 10 anos na gestão pública. E o deputado coloca que já foi vereador, já foi prefeito de Jaciara por dois mandatos, secretário de Estado e que este tempo de gestão ele já tem”, pontuou. 

O deputado afirma que seu voto será de Max, mas explica que decisão está sendo pautada na nova imagem política que deseja passar para sociedade. Ele alega que desgaste da classe deve acabar e por isso decisões precisam ser tomadas com essa visão. “Temos que analisar todo cenário, não é só quem está indo pra lá, mas também de quem vai assumir a vaga na Assembleia”. 

Caso Max seja o escolhido pela maioria dos deputados e referendado pelo governador Mauro Mendes (DEM), para ocupar o cargo de conselheiro, ele deixa sua vaga para o suplente, delegado Sérgio (PPS). 

No entanto, se Maluf garantir a vaga, assume o cargo no legislativo, o empresário Carlos Avalone (PSDB). Já se o escolhido por Rezende, Romoaldo Junior (MDB), que está no exercício do mandato com a cessão de Alan Kardec (PDT) para a Secretaria de Cultura e Esportes, deixa suplência e ocupa oficialmente o cargo de deputado.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet