Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

22/02/2019 | 08:31

Prefeitura investe em trabalho de limpeza dos espaços públicos

Secom Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura investe em trabalho de limpeza dos espaços públicos

Foto: Luiz Alves

Prefeitura de Cuiabá tem alcançado resultados positivos no quesito limpeza pública nos últimos dois anos. Nesta semana, por exemplo, a Capital ganhou destaque nacional como a cidade que apresentou índice positivo no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti. O resultado é fruto de um trabalho planejado que, além de outras medidas preventivas, engloba também as ações sincronizadas de limpeza no município.

Distribuídos em todas as regiões da cidade, mais de 400 operadores de limpeza pública atuam, diariamente, na prestação dessa importante atividade. Somente na área do Centro Histórico, cerca de 100 colaboradores, divididos em dois turnos, retiram uma média de cinco toneladas de lixo, por dia. A limpeza faz parte das atividades atribuídas ao poder público, no intuito de fornecer um meio ambiente agradável e um trabalho preventivo de saúde pública.

A meta do Município é ampliar esse trabalho e, consequentemente, intensificar o combate à proliferação do inseto transmissor da dengue, chikungunya e zika. Para isso, o Executivo finalizou neste mês a contratação de uma empresa para realização do trabalho de limpeza urbana nas vias e logradouros públicos. O processo, efetuado por meio da concorrência pública nº 020/2018, resultou em um acordo firmado com a Eletroconstro Prestação e Terceirização de Serviço Ltda.

A empresa deverá executar os serviços de varrição manual de sarjeta e calçada, varrição manual de praça, varrição mecanizada, roçada mecanizada, irrigação de áreas públicas urbanizadas e podas de árvores. Também estão previstos as atividades de transporte de resíduos públicos com carga manual e mecanizada, bem como a disponibilização de uma equipe volante de limpeza. No total, a Prefeitura está investindo um montante de R$ 48.745.826,56.

“Esse é mais um investimento que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro está aplicando nesse serviço essencial para a manutenção da salubridade do meio urbano. Temos a meta de transforma Cuiabá em uma cidade exemplo nesse campo e com a aplicação do recurso damos mais um passo importante. A área de zeladoria deve ser encarada com muita seriedade por uma gestão, pois é uma atividade que impacta diretamente na saúde, no embelezamento da cidade e também na economia”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet