Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

25/02/2019 | 09:14

Cuiabá tem cinco vezes mais motoristas embriagados flagrados na Lei Seca que o RJ

Olhar Direto

Cuiabá tem cinco vezes mais motoristas embriagados flagrados na Lei Seca que o RJ

Foto: Reprodução

O titular da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), delegado Christian Cabral, lamentou a baixa intensidade de blitzes da ‘Lei Seca’ que são realizadas em Mato Grosso. Segundo ele, o máximo que as autoridades conseguem fazer, com muito esforço, é uma por semana. Além disto, ele aponta que Cuiabá tem uma porcentagem cinco vezes maior de condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool do que na cidade do  Rio de Janeiro.

“Estamos torcendo para que a lei que pagará pela hora extra seja sancionada. O maior problema da eficácia na questão da embriaguez é a baixa intensidade e frequência com que são realizadas as ações de fiscalização. No Rio de Janeiro, onde a frequência das blitzes da Lei Seca é maior, a porcentagem de condutores flagrados sob efeito de álcool é de 4 a 6%. Em Cuiabá, é de 25 a 30%, um abismo muito grande que separa uma cidade da outra”, comentou o delegado.

Segundo Christian, para diminuir este abismo é preciso de condições para que as ações sejam intensificadas. Isso porque no modelo atual, onde o efetivo utilizado para as blitzes é o mesmo para atividades ordinárias, não é possível aumentar as fiscalizações sem prejudicar investigações e o trabalho rotineiro nas ruas.
 
“Hoje, quando conseguimos fazer um esforço muito grande é uma operação (Lei Seca) por semana. A média é de duas a três ao mês. É um numero bastante baixo, considerando a porcentagem de pessoas que ainda não se adequaram a lei e a violência viária que é vista em Cuiabá e Várzea Grande”, completou o delegado.

Lei Seca

A terceira edição da operação Lei Seca de 2019, realizada na madrugada do último sábado (16), na Avenida Arquimedes Pereira Lima, no Bairro Santa Cruz, em Cuiabá, prendeu cinco motoristas por embriaguez, autuou 21 por dirigir sob efeito de álcool e 12 por se recusarem a fazer o teste do bafômetro. A operação resultou na apreensão de 39 veículos, 29 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 19 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs). Além disso, foram lavrados 34 autos de infração de trânsito por motivos diversos.

A Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e conta com o envolvimento da Polícia Militar (PM-MT), por meio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran) e do 1º Batalhão; Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), por meio da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) e Gerência de Operações Especiais (GOE); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet