Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

27/02/2019 | 08:32

Municípios de MT são orientados a não realizarem Carnaval popular por crise financeira

Municípios de MT são orientados a não realizarem Carnaval popular por crise financeira

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso encaminhou uma notificação recomendatória a todos os prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso para que eles não invistam dinheiro público em comemorações do Carnaval. O despacho é assinado pelo procurador-geral de contas, Alisson Carvalho de Alencar.

O documento leva principalmente em consideração o déficit de R$ 1,7 bilhão na Lei Orçamentária Anual (LOA) para as contas do governo em 2019.

A estimativa foi aprovada pelos deputados com 228 emendas parlamentares. Desse total, 34 foram destinadas à Secretaria Estadual de Cultura (SEC-MT).

Em tom crítico, o Ministério Público apontou também que no ano passado, 72% das emendas aprovadas foram aplicadas em festas de carnaval.

Além disso, o órgão cita os gastos com festas populares de Carnaval nos municípios. Segundo o Ministério Público, no ano passado, 42 municípios gastaram aproximadamente R$ 2 milhões em show, atividades e logística relacionados ao carnaval.

Na notificação, o MP de Contas recomenda que os municípios não apliquem os recursos em nenhuma atividade relacionada ao carnaval.

Entretanto, o órgão solicita aos prefeitos que ainda assim optarem pela realização das festividades que encaminhem documentos que comprovem a regularidade no pagamento dos servidores, ausência de débitos com a previdência social, além de excelência na prestação de serviços de saúde, educação e segurança.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet