Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

01/03/2019 | 08:43

​Hospital e médico são condenados por erro em internação

Redação TVmaisnews

​Hospital e médico são condenados por erro em internação

Foto: Lucas Ninno/GCOM

Após ser deixada por 8 horas em uma sala pós-cirúrgica, quando deveria ter sido internada em um quarto, conforme autorizado por seu plano de saúde, a paciente M.B.M. recorreu à Justiça para ser indenizada pelos danos morais. Treze anos depois, o hospital Jardim Cuiabá e o médico Nasser Hussein Mahfouz foram condenados a pagar R$ 10 mil por terem sido culpados pelo descaso com a paciente.

 Segundo o processo, quando a paciente foi internada, foi feita uma solicitação errada ao plano e, por isso, em vez de ser acomodada no quarto, ela permaneceu por aproximadamente 8 horas na sala de recuperação, mesmo tendo recebido anestesia peridural, que precisa de repouso e não pode ter alta no mesmo dia.

O plano de saúde, ao receber o pedido da paciente, “liberou o procedimento solicitado, inclusive a solicitação constava a necessidade de internação”. Em decisão unânime da Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, foi reconhecido o erro não só do hospital, que deixou de prestar o atendimento correto, como do médico, que sabia “que o tipo de procedimento demandava a aplicação da anestesia peridural mais sedação, o que implicaria (...) internamento pós-cirúrgico para repouso”.

No processo, o hospital se defendeu e indicou o médico “como o único responsável pelo ressarcimento”, ou seja, pelo pagamento da indenização, por não ter dado destinação correta para a paciente após a cirurgia. Já o médico afirmou, através de sua defesa, que “não pode ser considerado culpado, porquanto não existe prova alguma da prática de qualquer ato ilícito” atribuído a ele.


(Com informações da Assessoria)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet