Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

06/03/2019 | 10:13

​Projeto Ambiental Rolê Sustentável vai beneficiar dez escolas de Várzea Grande

O projeto tem o objetivo de despertar nos alunos a conscientização quanto às questões da sustentabilidade.

Redação TVmaisnews

​Projeto Ambiental Rolê Sustentável vai beneficiar dez escolas de Várzea Grande

Foto: Reprodução

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande está ampliando o número de escolas atendidas pelo Projeto Ambiental 'Rolê Sustentável', em 2019. Esse ano, passa para dez escolas atendidas. Em 2018 apenas 2 escolas puderam participar do projeto que teve início em meados do segundo semestre.

O projeto ambiental 'Rolê Sustentável' é uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Várzea Grande Shopping, que possibilita a visita guiada de estudantes da rede pública municipal, acompanhados de coordenadores, gestores e profissionais da Educação Ambiental da Educação nas dependências do shopping para que os alunos possam conhecer os programas de sustentabilidade desenvolvidos naquele estabelecimento comercial.

No último dia 20 foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Profª Ângela Jardim Botelho”, do bairro Canelas conhecerem o Projeto. A cada mês uma escola diferente é contemplada com a aula de campo.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental, professor Vagner Cesar Barros, o projeto tem como objetivo despertar nos alunos a conscientização quanto às questões da sustentabilidade baseada no tripé: social, econômico e ambiental. A visita é realizada no período vespertino, onde os alunos conhecem o telhado verde onde foi feita uma horta, em seguida acompanham como é feito o processo de triagem de resíduos sólidos da coleta seletiva, localizado na praça de alimentação, e por fim conhecem todo o processo de redução de consumo de água, reciclagem e reuso das águas da chuva e tratamento de esgoto.  

Além da EMEB “Profª Ângela Jardim Botelho”, as escolas que irão participar do Projeto 'Rolê Sustentável' são: “Vereador Estevão Ferreira da Cunha”, “Antonio Lino de Campos”, “Vereador Zeno de Oliveira”, “Aristides Pompeo de Campos”, “Joaquim da Cruz Coelho”, “Profª Líbia da Costa Rondon”, “Maria Joana da Silva”, “Antonio Gomes da Cruz” e “Manoel João de Arruda”.

O secretário Silvio Fidelis informou que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da equipe da Educação Ambiental, além do Projeto 'Rolê Sustentável', em 2019 está dando continuidade aos vários outros projetos na área de conscientização sobre o Meio Ambiente como os projetos '3R' (Reuso, Reciclagem e Redução de Consumo); 'Plantar e Cuidar' realizado mensalmente no Parque Flor do Ipê, Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), 'Horta Escolar' e por fim a 'Arborização Consciente' e 'Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente'. “ São projetos e programas, que incentivam os alunos a ampliarem sua margem de conhecimento para o meio em que vivem. 

Por: Luana Silveira - Secom/VG
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet