Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

11/03/2019 | 09:58

Barbudo diz que Selma não fez caixa 2: "Conheço sua índole"

Midia News

Barbudo diz que Selma não fez caixa 2:

Foto: Reprodução

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL) voltou a defender a senadora Selma Arruda (PSL) das acusações de ter feito caixa 2 durante a campanha eleitoral em 2018.

Recentemente, o Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do diploma da senadora Selma Arruda (PSL) e de seus suplentes Gilberto Possamai e Clerie Fabiana. 

Segundo a ação, Selma teria realizado arrecadação e gastos ilícitos de recursos, combinados com a prática de abuso de poder econômico, durante campanha.

Barbudo afirma que acompanhou a campanha da correligionária, e afirma que ela não fez caixa 2.

“A doutora Selma não pegou dinheiro de caixa dois. [...] Eu conheço a índole dela, estive junto com ela em vários momentos da campanha, e nunca testemunhei nenhum quesito em que ela utilizasse caixa dois. Eu acho que a Justiça vai absolvê-la”, disse o parlamentar.

De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral, ficou comprovado no processo que integrantes da chapa da candidata abusaram de poder econômico, assim como praticaram caixa 2 ao contraírem despesas de natureza tipicamente eleitoral.

“Caixa dois é quando uma empresa dá o dinheiro por fora e a pessoa não declara. O dinheiro que ela usou, ela pagou as despesas com cheque nominal. Eu não sou jurista, mas entendo que quem paga despesa de pré-campanha com cheque nominal não está fazendo caixa dois”, afirmou.

Possível cassação

Na ação proposta pelo MP Eleitoral, além da perda do mandato, é pedida ainda a inelegibilidade e, como consequência, que sejam realizadas novas eleições para o preenchimento de uma vaga de senador.

Nos bastidores, vislumbra a possibilidade de Barbudo ser um dos candidatos ao Senado, caso ocorra novas eleições.

Ele, no entanto, evita tecer comentários sobre o assunto. “Eu não posso enterrar defunto vivo”, afirmou. 

“Como eu confio que ela seja absolvida, eu espero não ter que me candidatar. Eu confio na Justiça e a Justiça vai absolve a Selma, porque no meu entendimento, ela não deve”, afirmou.

Reprovação de contas

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) reprovou as contas de campanha da senadora, em sessão do dia 24 de janeiro.

A reprovação seguiu parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, que apontava irregularidades na prestação de contas.

Em seu voto, o juiz relatou seis inconsistências que foram aponadas pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria do TRE.

Outra irregularidade salientada pelo magistrado foi que uma pessoa que trabalhou na campanha de Selma recebeu R$ 4,3 mil da então pré-candidata ao Senado, “o que poderia caracterizar antecipação de pagamentos ou pagamento de serviços típicos de campanha antes do período eleitoral”.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet