Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Culinária

12/03/2019 | 09:45

Cinco razões para comer menos carne

Cinco razões para comer menos carne

Foto: Reprodução

A carne está presente na mesa de muitos brasileiros, mas cada vez mais, as pessoas estão optando por outras formas de alimentação, como o vegetarianismo e o veganismo. Apesar de ser fonte importante de proteína, as carnes também são ricas em gordura e, por isso, o excesso pode provocar problemas. Além disso, a produção de carne é cara e gera muito impacto ambiental.

Estudos mostram que uma dieta com menor ingestão de carnes, em especial a vermelha, melhora os índices de saúde. E por que comer menos carne?

1 - Diminui risco de doenças cardiovasculares
2 - Economia: as proteínas vegetais são mais baratas que a carne
3 - Aumento de consumo de alimentos de origem vegetal. A ingestão de frutas e vegetais está abaixo do que é recomendado pelo Ministério da Saúde
4 - Diminuição da ingestão de gorduras saturadas
5 - Diminuição da produção de gases estufa

Mais vegetais

Estudos mostram que dietas baseadas em vegetais são eficazes em reduzir as pressões ambientais, deficiências nutricionais e a mortalidade relacionada à deita. Essas dietas são ricas em fibras, aumentam a saciedade e ajuda no controle do peso corporal. Também são ricas em polifenóis, antioxidantes e água.

As leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha, lentilha) são as substituições ideias para as carnes.

Dieta flexitariana

Legumes, verduras e grãos têm ganhado cada vez mais espaço no prato dos brasileiros. Uma opção de dieta é a flexitariana. “O flexitarianismo é um tipo de dieta que vai conter alimentos de origem animal ocasionalmente. Essa é a diferença do vegetariano normal. A gente pode chamar ele de ‘semi vegetariano’ ou ‘vegetariano flexível’”, explica a nutricionista Larissa Marino.

“Os artigos têm mostrado que essa dieta tem benefícios para a saúde. Ela consegue melhorar os exames de sangue, melhorar a pressão arterial, diminuir o peso corporal porque tem menos gordura, mais fibra. Dá uma saciedade maior, reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares”, completa a nutricionista.

Para quem quer excluir carnes vermelhas e aves, mas faz questão de consumir proteína animal, uma pedida é o combinado pescovegetariano. “Ele substitui a porção de carne por uma porção de peixe ou frutos do mar. Também inclui os cereais, leguminosas, legumes”.

O mesmo se aplica aos vegetarianos que substituem carnes por ovos. A combinação só fica diferente nos pratos veganos. “Nesse caso não entra nenhum produto de origem animal. A carne é totalmente substituída pelas leguminosas, que é o grupo mais indicado por conta de fibra, proteína, ferro”, finaliza Larissa.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet