Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

13/03/2019 | 12:03

​Confirmadas duas mortes de macacos na UFMT por febre amarela

Gazeta Digital

​Confirmadas duas mortes de macacos na UFMT por febre amarela

Foto: Reprodução

Exames realizados em dois macacos encontrados mortos em dezembro de 2018, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), confirmam que os animais tinham febre amarela. Em documento encaminhado à universidade na semana passada, a Vigilância de Zoonoses de Cuiabá solicita que a UFMT informe qualquer caso de animal doente ou morto para "evitar a transmissão para as pessoas".

 A demora na entrega do laudo é justificada pelas normas estabelecidas pelo Ministério de Saúde, que determina que os diagnósticos têm que ser feitos em laboratório de referência regional. No caso de Mato Grosso, o laboratório referência é o Instituto Evandro Chagas, no Pará. 

A Vigilância em Zoonoses destaca que à época da remoção do animal do zoológico da UFMT, foi cumprido o protocolo, com orientações no local e vacinação de pessoas que ainda não eram imunizadas.  

A UFMT e a Vigilância de Zoonoses vão se pronunciar ainda hoje sobre o assunto.

Como a febre amarela é transmitida?

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. Há dois diferentes ciclos epidemiológicos de transmissão: o silvestre e o urbano. Apesar desses ciclos diferentes, a febre amarela tem as mesmas características sob o ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico.

No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.   

Sintomas iniciais da febre amarela:

 início súbito de febre;

calafrios

dor de cabeça intensa

dores nas costas

dores no corpo em geral

náuseas e vômitos

fadiga e fraqueza.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet