Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cuiabá 300 anos

27/03/2019 | 12:59 - Atualizada em 27/03/2019 | 13:15

Qual a verdadeira origem do nome Cuiabá?

Redação Geiseane Lemes

Qual a verdadeira origem do nome Cuiabá?

Foto: Reprodução

Próximo de completar 300 anos, o site tvmaisnews preparou uma série de reportagens sobre a história de Cuiabá. Mas, antes de tudo se formar, como surgiu o nome da cidade?

Cuiabá foi o primeiro município criado em Mato Grosso, onde uma provisão Regia de 1723 elevava cidade a distrito. Mas, qual a origem do nome da capital mato-grossense?

                           Cuiabá foi fundada no dia 8 de abril de 1719 (Foto: Acervo Arq. Ademar Poppi)     

Os historiadores elencam diversas versões sobre a origem:

Estudiosos da língua guarani afirmam que o nome se deriva de “kuayaverá”, que significa rio das lontras brilhantes. O vocábulo teria evoluído para “cuyaverá”, “cuiavá” e, finalmente, “Cuiabá”.

Outra versão para a denominação da capital vem da tribo Bororó, que habitava a região e pescava em seus rios frequentemente. Para capturar os peixes, os indígenas utilizavam um instrumento similar a um arpão, que era denominado “Icúia”, em seu dialeto. Combinado com “pá”, que para eles significa lugar, o termo “Icuiapá” foi gerado e, posteriormente, adaptado para a grafia atual.

Há ainda quem afirme que a alcunha vem da produção de vasilhas, que era bastante comum no local. O nome da cidade viria de uma aglutinação entre cuia (vasilha) e abá (criador), de acordo com a língua de uma das tribos que vivia na região

No Século XXI surge uma nova teoria, baseada em uma carta do padre Jesuíta Agostinho Castanares da província do Paraguay, escrita em Assunção em 16 de setembro de 1741. A esse padre foi dada a incumbência de efetuar certas diligencias, pelo governador paraguaio, com a finalidade de constatar se as minas de Cuiabá e de Mato Grosso estavam ou não em território castelhano. 

No texto mencionava a palavra Cuyaverá, palavra de significado guarani. O senhor Brasilides Brites Fariña, professor de gramatica e semântica guarani na Universidade Nacional de Assunção, analisou o texto do padre e o significado da palavra Cuyaverá e concluiu: significa Rio de lontra brilhante. 

E, os bandeirantes pioneiros, ainda no século XVII, em suas incursões pelas regiões das Vacarias, transformaram o rio CUYAVERÁ em CUIAVÁ e, por conseguinte, CUIABÁ, com que, no início do século XVIII, os bandeirantes batizaram o nome de arraial.

Não há uma versão oficial que explique a origem do nome da capital do Mato Grosso. Finalmente, convém lembrar que o célebre cientista alemão von Martius (1794-1868), que realizou uma grande expedição pelas selvas brasileiras, traduziu o termo como "fabricante de vasilhas", decompondo-o em "cuia" (vasilha) e "abá" (criador), atribuindo-o a outro dialeto das tribos locais.

Cuiabá 300 anos: Fundado em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberto por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. 

Em 1719, Pascoal Moreira foi eleito, em uma eleição direta em plena selva, comandante da região de Cuiabá.

Em 8 de abril de 1719, Pascoal assinou a ata da fundação de Cuiabá no local conhecido como Forquilha, às margens do Coxipó, de forma a garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. A notícia da descoberta se espalhou e a imigração para a região tornou-se intensa

Em 1 de janeiro de 1727, Cuiabá foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, tornando-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835 (antes a capital era Vila Bela da Santíssima Trindade)

Dia 08 de Abril a cidade comemora 300 anos de fundação sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Segundo estimativas de 2018 feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Cuiabá é de 607.153 habitantes.
Conhecida pela cultura do rasqueado, cururu e siriri, é famosa por seu forte calor e conhecida como cidade verde.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet