Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

29/03/2019 | 11:12

HMC registra 800 atendimentos ambulatoriais e Emanuel garante entrega final de hospital em maio

Olhar Direto

HMC registra 800 atendimentos ambulatoriais e Emanuel garante entrega final de hospital em maio

Foto: Reprodução

A entrega final do novo Hospital Municipal de Cuiabá, prevista inicialmente para ocorrer no aniversário dos 300 anos da Capital, em 08 de abril, será realizada nas comemorações do aniversário de Mato Grosso, no mês de maio. Em funcionamento desde o final de fevereiro, a parte ambulatorial da unidade já registrou mais de 800 atendimentos. E no próximo mês a segunda etapa, contendo 90 leitos de enfermaria, um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia começará a funcionar.

“Está na programação dos 300 anos a entrega da segunda etapa, os 90 leitos de enfermaria. E em maio, provavelmente no dia 09 que é aniversário de Mato Grosso nós entregamos 100% do HMC em funcionamento. Esse sim é compromisso e responsabilidade da gestão Emanuel Pinheiro”, declarou o prefeito, na tarde da última quinta-feira (28).

Atualmente, os atendimentos no HMC estão subdivididos em 13 especialidades médicas. São elas ginecologia, mastologia e ginecologia cirúrgica, cardiologia, dermatologia, clínico em saúde mental, endocrinologia, ortopedia geral e ortopedia de quadril e joelho.

A totalidade da entrega do novo hospital não ocorreu porque no final do ano passado, quando as obras foram concluídas, a juíza Célia Regina Vidotti, da Vara da Ação Civil Pública e Ação Popular, proibiu a Prefeitura de transferir os serviços de saúde para o novo prédio até que fosse apresentado um Plano Diretor do Modelo de Gestão a ser implantado no local.

A Prefeitura de Cuiabá protocolou, então, os documentos requisitados no período processual do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e no Ministério Público Estadual (MPE). Os alvarás exigidos pela juíza também foram providenciados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano.

A juíza autorizou o funcionamento do hospital e determinou que a Prefeitura de Cuiabá providenciasse em 60 dias a contratação dos funcionários que irão operar a unidade. “O funcionamento será gradativo, feito em etapas, por conta da complexidade que é um hospital. Como dentro do HMC vai funcionar o novo e moderno Pronto-Socorro, não posso fechar uma unidade e abrir outra em um dia. É preciso lembrar que em um hospital, têm pessoas internadas, que vão ou já fizeram uma cirurgia, exige muita responsabilidade. Nosso trabalho foi para atender a população que mais precisa da saúde pública”, argumentou o prefeito, na ocasião da entrega da primeira-etapa da unidade.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet