Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

02/04/2019 | 10:27

Exposição Tramas em Cores Verdes entra em cartaz na Casa Cuiabana

Secel/MT

Exposição Tramas em Cores Verdes entra em cartaz na Casa Cuiabana

Foto: Reprodução

O artista plástico Toninho Guimarães, premiado na Bienal Naif do Brasil 2018, presenteia o público com uma mostra individual na Casa Cuiabana. A exposição ‘Tramas em cores verde’ será aberta nesta terça-feira (26.03), às 19h, e traz 30 telas em homenagem aos 300 anos de Cuiabá. A exposição fica em cartaz até o dia 27 de abril, com entrada gratuita. 

Esta é a primeira exposição individual do artista, que diz sentir-se honrado pela experiência. “Moro há 38 anos em Cuiabá, e quero homenagear esta cidade que me recebeu de braços abertos. Onde vou levo minhas obras com os temas cuiabanos, e sempre sou muito bem recebido”.

Toninho Guimarães começou a pintar em 1996, e participou de exposições coletivas desde então. Em 2016 ganhou destaque com a tela ‘Pescador e o Dourado’, selecionada para participar da Bienal Naif do Brasil. Dois anos depois, em 2018, foi premiado com a obra ‘A banana comendo o macaco/onça avança no pescador’, que foi adquirida para integrar o acervo Sesc de Arte Brasileira. 

Entre as telas que estarão expostas na Casa Cuiabana está o ‘Pescador e o Dourado’. As outras trazem a temática cuiabana como a viola de cocho, ipê, caju, rio e o peixe. Para quem ainda não conhece, o artista se define pelo estilo suave com traços marcantes em cores vibrantes. 

‘Naïf’ é um termo de origem francesa, que remete a algo natural, ingênuo, espontâneo. A Bienal Naif Brasil foi realizada pela primeira vez em 1992, em Piracicaba (SP), e hoje é uma referência para apresentar artistas com expressões de caráter popular, autodidatas e espontâneos.

Serviço

A exposição ‘Tramas em cores verde’ fica aberta à visitação na Casa Cuiabana até 27 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre a mostra, entre em contato com o artista pelos números (65) 98138-5773 e 98466-9583.

O Centro Cultural Casa Cuiabana é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes, Cuiabá. Telefone: (65) 3624-2064.

 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet