Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cuiabá 300 anos

04/04/2019 | 08:37 - Atualizada em 05/04/2019 | 08:37

Biblioteca Estevão de Mendonça completa 107 anos de história

Geiseane Lemes - Redação TVmaisnews

Biblioteca Estevão de Mendonça completa 107 anos de história

Foto: Reprodução

Fundada em 26 de março de 1912, a Biblioteca pública Estevão de Mendonça passou por duas sedes até ocupar, em 1975, o prédio do Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá. O Palácio da Instrução é um prédio histórico, com 1.286 m2, em estilo neoclássico, inaugurado em 15 de agosto de 1914.
            
O local possui um acervo de cerca de 100 mil volumes em diversas áreas do conhecimento, entre literatura, literatura infantil, geografia, linguagem, história, livros braille, educação, biografias, antropologia e etc. Considerado um dos equipamentos culturais geridos pela Secretaria de Estado de Cultura, que além de proporcionar o acesso da população à leitura, também conta com uma programação cultural composta por contação de história, cursos, oficinas.
 
História


A História da Biblioteca Pública do Estado, começa no período da República, quando foi projetada em 1910, no governo de Pedro Celestino Corrêa da Costa, para atender a crescente demanda da escolarização e prosperidade intelectual em Cuiabá. Realidade esta que levou o governo a criar novas escolas como a Escola Normal e a Escola Modelo Barão de Melgaço.
                          
A Biblioteca foi criada pelo Decreto 307 de 26 de março de 1912 e regulamentada pelo Decreto 308 de 30 de março de 1912, já no governo de Joaquim Augusto da Costa Marques, para subsidiar e motivar a evolução Cultural na capital do Estado e também preservar as suas tradições históricas e auxiliar o ensino popular.

O nome
 
Diretor da Instituição e também foi o organizador de seus acervos. Inicialmente a biblioteca foi instalada em uma casa alugada pelo governo, localizada à Rua Joaquim Murtinho nº 08, depois foi mudando para outros endereços do centro da cidade à medida que seus acervos iam ampliando e cujos espaços tornavam-se inadequados. 
 

Nessa trajetória de mudanças, a partir de 1975, com a criação da Fundação Cultural de Mato Grosso, transferiu-se, de seu último endereço sito Rua Candido Mariano, prédio onde hoje funciona o cartório do 3º ofício, em definitivo para o Palácio da Instrução. 

O Palácio da Instrução é um prédio histórico 1.286 m2, em estilo neoclássico. Fazendo parte de sua história, houve um período, registrado pelo decreto nº 113 de 30 dezembro de 1931, art. I § IV em que passou a denominar-se Biblioteca e Arquivo Público, permanecendo até 1971, quando no mesmo ano foram desmembrados.

No ano de 1982, em uma reconhecida homenagem ao seu primeiro diretor e organizador, recebeu a denominação de Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

Estevão de Mendonça teve importante colaboração nos periódicos nacionais e regionais, a exemplo do Almanaque de Mato Grosso, Almanaque do Rio Grande do Sul, Almanaque Garnier, além de significativa participação no clássico Álbum Graphico de Mato Grosso. Em conjunto com Antônio Fernandes de Souza, fundou e dirigiu a revista O Archivo, no ano de 1906, a pedido do então Presidente do Estado Antônio Paes de Barros.

Além de fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, participou, como correspondente, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, dos Institutos Históricos de Alagoas, de São Paulo, do Sergipe, do Pará e do Paraná. Recebeu a Medalha Regnell da Real Academia de Ciências da Suécia.

Faleceu em Cuiabá-MT, no mesmo mês em que nasceu, aos 2 de dezembro de 1949.

107 anos

Em 2019, a biblioteca completa 107 anos de fundação e memória, encontra-se informatizada (parcialmente), modernizada, climatizada, com sistema antifurto, sinalizada, com iluminação natural e artificial, e amplos espaços de leitura, auditório, telecentro, elevador lateral, laboratório de informática e sala de digitalização.

                                   
O acervo está dividido por coleção temática e conta com atendimento personalizado, oferecidos pelos atendentes responsáveis de cada sala. Através de agendamento, a Biblioteca disponibiliza o serviço de visita guiada aos alunos, professores e à sociedade em geral que deseja conhecer o espaço e os serviços que a Biblioteca disponibiliza a comunidade. 

A coleção braille conta com o maior acervo de Mato Grosso, além de equipamentos voltados à acessibilidade como impressoras que “transcrevem” a obra literária para a versão em pontilhados, facilitando a leitura para o deficiente visual.
        
Em 18 de junho de 2012, teve início o processo de tratamento técnico do acervo da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, ocasião em que é utilizado o software PHL8, para o serviço Informatização de Acervos da BPEEM.
            
Por esse sistema pode ser consultado através de acesso remoto http://www.bibliotecapublica.mt.gov.br, Serviços/ Consulte acervo/ PHL.  A busca a informação é feita por palavras chaves, como autor, título assunto etc. Por estar em ambiente web, hoje o mundo, pode consultar parcialmente o acervo da BPEEM, através do catálogo on line,  localizado na página da Biblioteca.

A BPEEM é uma das 50 Bibliotecas Públicas do Brasil selecionadas pelo projeto RECODE com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation, que visa ajudar líderes e profissionais da biblioteca pública a integrar ideias e serviços inovadores nesses espaços em resposta à evolução das necessidades de suas comunidades. A Biblioteca recebeu 10 computadores de última geração e cursos de capacitação aos funcionários.

Com esse Projeto a BPEEM ampliou o acesso ao universo da informação, sendo inaugurado dia 22 de Novembro de 2016 o Laboratório de Informática “Ana Heloiza Farias Pereira”, aberto de segunda a sexta feira das 12h às 18h, ampliando a acesso a informação digital, voltado às pesquisas científicas, trabalhos acadêmicos e escolares.

Atualmente, a BPEEM oferece uma série de cursos, de curta e média duração, que têm por objetivo principal a promoção de leitura da literatura.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet