Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cuiabá 300 anos

09/04/2019 | 08:32 - Atualizada em 09/04/2019 | 08:44

Quem foi Mãe Bonifácia? Personagem cujo nome foi dado a um dos principais parques de Cuiabá

Geiseane Lemes - Redação TVmaisnews

Quem foi Mãe Bonifácia? Personagem cujo nome foi dado a um dos principais parques de Cuiabá

Foto: Reprodução

Mãe Bonifácia

Uma escrava que vivia na região de Cuiabá, no século 19, e que ajudou muitos escravos a encontrarem refúgio no quilombo (onde hoje fica o bairro Quilombo). 

Mãe Bonifácia fez história no final de sua vida, quando foi deixada de lado pelos senhores por estar velha. Ela aproveitava os seus conhecimentos sobre a mata e plantas medicinais para ajudar os escravos que fugiam das fazendas a encontrar abrigo. 
          
Segundo historiadores a personagem é real e viveu onde hoje fica a avenida Lavapés, próximo ao 44º Batalhão do Exército.

Curandeira, africana, mãe, negra e uma lenda histórica. Ela dá nome a um dos principais parques da capital mato-grossense.

      Foto reprodução

Por que sua história marcou tanto?

Após ser liberada pelos senhores de engenho, Mãe Bonifácia foi morar na saída para a Estrada da Guia, em um barracão em frente ao 44º Batalhão, próximo ao local que nascia o córrego que mais tarde seria batizado com o seu nome.

Com um vasto conhecimento sobre plantas, a curandeira africana era a esperança para os fracos e oprimidos. Ela curava os negros, salvava-os da perseguição e os guiava pelo rio até o quilombo situado na mata densa, onde hoje se localiza o parque.

Reza a lenda, que ela sentia fortes dores no peito que só podiam ser amenizadas  se ela conseguisse salvar aqueles que passavam pelo mesmo sofrimento que ela já tinha passado: a privação da liberdade.
Sua relação com Cuiabá

Quando havia revolta em Cuiabá, os escravos que conseguiam fugir procuravam a Mãe Bonifácia, que os auxiliavam e os escondiam. Ela orientava os fugitivos a andarem pelo córrego para que os cães dos capitães do mato, não pudessem farejá-los.

Pesquisadores e historiadores disseram que há pouco, ou quase nada, de registros sobre a vida dela. E afirmaram que a maior parte do que se sabe foi passada de geração para geração de forma oral, ou seja, sem registro documental.

A estátua é a única representação que sobrou dos seus dias de vida. A mãe negra que abraçava o filho escravo, que não era de sangue, mas sim de alma. O seu coração que precisa estancar a dor e acalentar o choro, curar a diferença com amor, com solidariedade e esperança.

Familiares remanescentes de escravos que vivem no Despraiado contam até hoje a história da velha negra que ajudava os escravos.

Por que Mãe?

O título de mãe é por abraçar a desigualdade, romper com os padrões vigentes e abrigar em seu coração toda a dor humana. A estátua é a única representação que sobrou dos seus dias de vida.
                
Sua história deve ser perpetuada como o único retrato que sobrou envolto em toda a lenda: a mão aberta, estendida, para salvar aqueles que eram expurgados da própria vida. 

A mão estendida, o peito aberto e o amor de mãe foram o que a eternizou. E a sua lição é o que nos sobrou: amar independente de todas as adversidades e acreditar que através de nossas próprias mãos, um mundo melhor é possível, basta lutar.
Parque Mãe Bonifácia
 
Inaugurado em dezembro de 2000, o parque estadual Mãe Bonifácia é uma homenagem à escrava. É localizado em Cuiabá e tem 77 hectares de cerrado. 

No local, há pista para caminhada e corrida, mirante, trilha de areia, aparelhagem para exercícios físicos, parque infantil, concha acústica e abriga diversos eventos ao longo do ano.

Pode-se ver a vegetação típica do cerrado, especialmente na época de florada, que ocorre por volta de agosto. Os visitantes também podem ver alguns habitantes do cerrado, como o sagüi e outros pequenos primatas que vivem cruzando as trilhas do parque.

O Parque Mãe Bonifácia fica localizado na Avenida Miguel Sutil, S/N - Duque de Caxias, Cuiabá.
Aberto de todos os dias da semana das 6h ‘as 18h.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet