Mato Grosso,
Quarta-feira,
19 de Junho de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

11/04/2019 | 11:07 - Atualizada em 11/04/2019 | 11:13

Vereador Clebinho Borges realiza sessão em homenagem aos profissionais do jornalismo

Redação TVmaisnews

Vereador Clebinho Borges realiza sessão em homenagem aos profissionais do jornalismo

Foto: Reprodução

O vereador Clebinho Borges (DC) fará uma sessão solene no próximo dia 12 de abril às 16h na Câmara de Cuiabá. A sessão faz-se necessária à entrega de Moção de Aplausos ao dia do jornalista que se comemora no dia 07 de Abril. Ao todo, mais de 100 jornalistas receberão as ‘justas’ homenagens.

“Quero, desde já, prestar minha sincera homenagem a todos os jornalistas. Principalmente a aqueles que estão no dia-a-dia. Todos os que já tiveram o privilégio de trabalhar juntos por anos. Suamos o rosto em busca da melhor notícia. Com o poder de uma caneta e um pedaço de papel na mão. Outros com o teclado na ponta dos dedos. Outros, ainda, na sintonia de uma onda sonora de um aparelho de rádio. Ou frente a frente com o telespectador, todos têm a sua importância e seu compromisso com a sociedade. Fazem de para trazer a melhor notícia às pessoas. E aqui quero me incluir como repórter cinematográfico que fui durante décadas. Vivi e sei o que cada um de nós desta imensa profissão passa na busca da construção da melhor informação. Meu apreço e carinho por cada um", disse o parlamentar.

Origem do Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

(Com assessoria de imprensa)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet