Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cuiabá 300 anos

16/04/2019 | 08:22 - Atualizada em 16/04/2019 | 08:38

​Conheça a história do bairro Baú, em Cuiabá

Geiseane Lemes - Redação TVmaisnews

​Conheça a história do bairro Baú, em Cuiabá

Foto: Reprodução/Internet

O Bairro Baú ou “Do Baú” é um dos 173 bairros da cidade de Cuiabá e tem uma participação essencial na vida cuiabana. Um lugar marcado por tradições e folclore local os quais ainda são preservados.   

Como, por exemplo, a festa da Dona Joanice Soares. Por cerca de dez anos realiza uma festa em homenagem aos santos São Benedito, São Sebastião e Nossa Senhora, sempre ao mês de janeiro.

Nascida e criada no bairro Baú, Joanice participava dos festejos organizados pelos pais na casa da família. Com o falecimento dos pais, a festeira resolveu continuar a tradição ampliando a festa. 
História

O bairro do Baú formou-se ao longo do córrego que mais tarde veio a se chamar “Prainha”. Desde as proximidades da Igreja São Benedito até as suas nascentes no lugar denominado Chácara dos Padres (atual bairro Consil). 

O nome “Baú” originou-se de uma pepita de ouro, em forma de um baú, encontrada pelos bandeirantes às margens da Prainha, a partir daí todos passaram a chamar o local de Baú, constituindo sobremaneira parte fundamental da história cuiabana. 

Historicamente, o bairro ficou famoso por abrigar a boemia cuiabana, além de ser um lugar onde as tradições e o folclore local sempre foram preservados. 
Figuras de destaque 

Algumas pessoas são destaques por fazerem parte da história do bairro como Mestre Inácio e sua banda de Santa Cecília.
           
                                              Foto Reprodução/Internet

Mestre Ignácio foi uma figura importante para a cultura popular cuiabana, além de um líder comunitário para os antigos moradores do bairro Baú, onde viveu sua vida inteira. Cuiabano e nascido em 1892, Mestre Ignácio tornou-se músico multi-instrumentista começando seu aprendizado pelo pé-de-bode (sanfona pequena, de 04 e 08 baixos), depois clarinete, cavaquinho, trombone, trompete, baixo. No início da década de 20, ele criou a primeira banda civil de Cuiabá, a Lira Operária de Santa Cecília, e tocou nos mais importantes eventos da Capital, como comícios, festas religiosas, bailes e também na posse do governador Fernando Corrêa da Costa, em 1951.
           
                                Foto tirada em frente a sua casa na Vila Maria, no Bairro Baú/Reprodução/Internet

Mestre Ignácio também foi autor de centenas de composições entre valsas, maxixes, chorinhos, marchas e rasqueados, sendo este último seu predileto.

Outras personalidades também fizeram histórias no bairro como Vicente Padeiro; Zé Bolo Flor; Dª Beleca; Delfino de Matos; João Taques; Ana Benedita das Neves, “Shaninha” ama de leite; Antônio dos Santos; Dª Juja; Lurdinha; Leonarda; Jovenilha e muito mais. 

Tanque do Baú 

Tanque do Baú, assim era conhecida aquela rara exuberância de outrora, uma enorme lagoa que começou a se formar a partir da segunda metade do século XIX, face ao agravamento da seca nos meses de estiagem. Sua localização exata fica em frente ao atual Centro de Cidadania (antiga Escola José Estevam) no bairro do Baú, onde hoje funciona a empresa Capital Móveis, na Avenida Rubens de Mendonça, bem no começo da rua Desembargador Trigo de Loureiro. 

As suas águas serviram como ponto de reabastecimento para tropas viageiras que vinham de Serra Acima (Chapada dos Guimarães) e Serra Abaixo (Coxipó do Ouro). Elas faziam paradas às margens do Tanque para descansarem, dormirem, dar banho nos animais e depois seguiam suas viagens abastecendo o comércio cuiabano.

Na volta, acontecia da mesma maneira, paravam, ficavam algum tempo à beira da lagoa, refazendo as forças e em seguida colocavam as tropas no estradão. Isto aconteceu durante décadas (1930 a 1970). Nas profundezas das águas do tanque, bem como na superfície, era comum ver algumas espécies de peixes como: Lambaris, Acaris, Piquira, Rapa-Canoa, Muçum, Rubafo, Cambará, Tuvira. Nos finais de semana o local se transformava numa imensa área de lazer: uma piscina natural. 

Era comum a presença de muitos banhistas vindos de diversas partes de Cuiabá para se refrescarem num delicioso banho. Tudo se transformava numa verdadeira festa aquática. Atualmente, não existe um marco referencial desse sítio que desapareceu para dar lugar a Av. Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). 

Conforme o censo 2010 a população de Baú é distribuída entre homens e mulheres. A População masculina, representa 958 habitantes, e a população feminina, 1.141 habitantes. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet