Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

09/05/2019 | 08:58

Grupos se preparam para 13ª edição do Festival de Siriri

Gazeta Digital

Grupos se preparam para 13ª edição do Festival de Siriri

Foto: Reprodução

Com a retomada do Festival de Siriri, que neste ano vem em sua 13ª edição em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, os quintais da cuiabania estão movimentados. Oito grupos foram convidados e estão nos preparativos para a apresentação do tradicional evento, que ocorre entre os dias 17, 18 e 19, no Espaço Liu Arruda, no Museu do Rio.

Os convidados desta edição são: Grupos Flor Serrana, Coração Tradição Franciscano, São Gonçalo Beira Rio, Siriri Tradição Coxiponé, Raízes Cuiabana, Associação Cultural Flor do Campo, Folclórico de Siriri Voa Tuiuiu e Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia. Além do Grupo Flor Ribeirinha, que se apresenta como convidado – que tem levado a beleza das cores, do ritmo, do canto e da dança da cultura cuiabana para o mundo. As confrarias foram selecionadas a partir da história de tradição de cada uma. 

Para Dorilene das Chagas, presidente do Grupo Coração Tradição Franciscano, do bairro São Francisco, criado em 2010, o evento é uma grande oportunidade de divulgar a cultura e manter a tradição da dança folclórica cuiabana – que lembra celebrações indígenas, reunindo homens, mulheres e até crianças, numa coreografia bastante variada. “Estamos ensaiando as danças e as músicas que fazem parte do repertório do grupo. Além de composições novas feitas especialmente para a ocasião”.

 A expectativa no quintal é grande. “Sonhamos com a vitória, mas estamos trabalhando para fazer uma bela apresentação e uma experiência nova, de grande valia”, ressalta a presidente do grupo – que participa do festival com cerca de 30 componentes.

Outro quintal que está agitado nos últimos dias é o do Grupo Folclórico Voa Tuiuiú, que envolve a comunidade do Itapajé e entorno - carregando a bandeira da cultura popular mato-grossense a fim de difundi-la. Com 11 anos de existência, a coligação já é considerada um dos principais Grupos Folclóricos do Estado.

‘Por lá, ninguém está dormindo’, brincam os integrantes. Aos finais de semana é uma maratona de ensaio, canto e dança, o dia todo. “Todos juntos para conseguirmos finalizar todos os adereços e as coreografias. Em dias de semana, vamos do serviço direto para sede para ensaiar. Mas fazemos com muita alegria e felizes em saber que o Festival esta de volta e acredito que a volta do Festival deu um gás em todos os grupos”, avalia coordenador do grupo, Osmar Arruda de Lima.

A expectativa entre os componentes é a melhor possível, principalmente porque já participaram do Festival e reconhece no evento um canal entre o público e a tradição cultural. “É a maior vitrine do Siriri e esse ano ele tem um sabor especial, pois vem em caráter competitivo. Mesmo que, em todas as edições, sempre buscamos dar o melhor, este ano todos querem a primeira colocação. Entretanto, sinto que os grupos estão mais unidos e percebendo isso acredito que todos farão um lindo espetáculo na arena”.

Na ocasião do lançamento do Festival, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou a importância de valorizar as raízes, por meio do resgate de importantes eventos, que ficaram esquecidos durante anos. “É manter viva essa essência de um povo hospitaleiro, receptivo. Sem contar, que o Siriri nunca foi tão lembrado quanto agora, como o Flor Ribeirinha sendo destaque internacional, nos orgulhando mais ainda de sermos filhos desta terra”.

Assim como outros 50 projetos culturais, o Festival está sendo viabilizado por meio do Fundo Municipal de Apoio ao Estímulo à Cultura, por meio de edital. A seleção e aprovação foram realizadas pelo Conselho Municipal de Cultura.

Para a realização do Festival foi destinado um recurso de R$ 350 mil. Esse recurso, oriundo da Fonte 100, cobrirá gastos de serviços como: assessoria jurídica, produção, licenças, contratação de empresas de iluminação, tendas, praça de alimentação, contratação de artistas locais para shows, locação de arquibancadas, decoração e ajuda de custo para os grupos de Siriri participantes, ajuda de custo para os grupos.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet