Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Especial Mães

09/05/2019 | 11:16 - Atualizada em 09/05/2019 | 12:56

Mãe de primeira e eterna viagem, elas contam o que aprenderam com a maternidade

Geiseane Lemes - Redação TVmaisnews

Mãe de primeira e eterna viagem, elas contam o que aprenderam com a maternidade

Foto: Franciele e Isabela/Arquivo Pessoal

A chegada de um bebê na família pode ser esperada ou não. Mas, uma coisa é certa, a maternidade transforma a mulher. Mesmo diante de um mundo cercado por tecnologia e informações disponíveis a todo momento para quem é mãe pela primeira vez, só a prática ensina. O “Especial Mães” de hoje traz histórias de mães de primeira viagem.

Será que é possível estar preparada para receber um filho (a)? Ou no dia-a-dia que se aprende? Para algumas é um grande susto; para outras, a realização de um sonho. A partir do momento que uma mulher sabe que vai se tornar mãe, tudo muda. Nesse momento, nasce uma ligação e um amor inexplicável. 


NÃO ESPERAVA

Francielle tem 23 anos de idade, mãe da Isabela que completou há poucos meses o primeiro ano de vida. Ela dedica o tempo com a filha e a empresa com o marido. No início sentiu muita insegurança quando soube na notícia que estava á espera de um bebê.

Não sabia o que eu ia fazer.  Minha reação foi chorar, por que não imaginava nunca ser mãe. Não foi programada veio no susto”. Ela conta. 

Ela imaginava as dificuldades que poderia passar visto que nunca havia trocado uma fralda. “Mas, a cada dia que se passava era único, despertava em mim o dom de ser mãe e eu ia aprendendo fazer tudo que eu pensava que não sabia fazer”. Lembra 

A inspiração para ela é a sua mãe. “Em meio tantas lutas e dificuldades pra criar eu e meu irmão ela nos deu uma boa educação isso me faz se espelha nela”. Finaliza.   

Ser mãe para ela é algo precioso, e não consegue palavras pra descrever esse dom. “É tão maravilhoso o dom que Deus nos deu. Eu olha pra ela todos dias e sinto um amor inexplicável”. Conclui.

MISTURA DE SENTIMENTOS

Para a Aline, Personal Trainer, ao descobrir que seria mãe, relata que sentiu uma mistura de medo e alegria.  “Antes de ter a confirmação pelo exame de gravidez senti algumas alterações no meu corpo e já comecei a imaginar como seria ter um bebê em casa”. Isso foi há 3 anos atrás. 

O Davi era desejado pelos pais. Aline conta que eles oravam e pediam a Deus para abençoar com um filho. 

Não imaginávamos que seria tão rápido, naquele momento não estava programado porque estava no último semestre da faculdade e fazendo tcc, no início não foi fácil, meus hormônios me deixaram muito sensível e por qualquer motivo chorava. Depois de concluir a faculdade fiquei tranquila só nos preparativos para a chegada dele”. Disse Aline

Sobre as dificuldades, a personal lembra que ficou muito confusa e insegura, principalmente nos primeiros quarenta dias. “Como era mãe de primeira viagem não sabia muito como que era lidar com a amamentação, quando chorava não sabia se era cólica ou fome, mas, aos poucos fui entendendo como era essa nova vida, nova rotina e tudo foi fluindo”.

Depois foi o momento de retornar ao trabalho, um momento considerado difícil pois a mãe queria estar sempre perto dele, trabalhou por seis meses e depois saiu do serviço para se dedicar integral a cuidar da casa e do filho. “ Hoje eu já voltei a trabalhar ele fica na creche e minha maior dificuldade tem sido lidar com os momentos de birra”. 

O Davi está com 3 anos, e nesse período, ela consegue definir o que é ser mãe. “Vi uma frase que acho que diz muito sobre o que é ser mãe; a frase diz assim: ser mãe é pensar em fugir e no plano de fuga incluir os filhos, que eram o motivo da fuga. achei interessante, porque realmente ser mãe é um dos maiores desafio na vida de uma mulher; é amar incondicionalmente, é se entregar, se doar, também ter os seus momentos de dificuldades, mas ter um serzinho que fica chamando mamaaaãe , que te retribui o amor com um jeitinho fofo de ser, supera tudo”. Diz emocionada.

Aline  quer ter cinco filhos.  “DEUS ME AJUDE”. Finaliza sorrindo. 

PROGRAMADO NÃO, MAIS MUITO ESPERADO

Como não poderia ter filho e estava com esposo a mais de 14 anos, confesso que fiquei assustada, fiz dois testes de farmácia e mais um sangue, mesmo assim estava em dúvida, até o momento que fiz a ultrassom. Foi um misto de sentimentos nunca antes experimentado”. Esse é o relato da Lucilene, mãe da Helena.

A gestação não foi programada, mas, muito esperada pelo casal. A mamãe de primeira viagem conta que durante a gravidez foram muitos enjoos e azias, os primeiros meses foram difíceis. 

Já existia a mistura de sentimentos, quando a Helena nasceu isso ficou mais forte, dias aonde sentia muito medo e insegurança, outros de muita alegria e satisfação. Com a ajuda de Deus, fui reprogramando minha vida, aproveitando mais o dia a dia com ela, pois cada dia é único”. Analisa.

Ao perguntar em quem busca inspiração, evita citar nomes, pois cada momento Deus colocou e coloca mulheres em sua vida que te inspira. “Mas a principal delas minha própria mãe, vovó Leni”.  

A Helena completou 1 ano e a Lucilene tem a certeza que hoje é outra mulher. A definição de mãe para ela é DOAÇÃO. “Principalmente neste primeiro ano, de muitas mudanças, aonde cada dia é diferente... o que mais mudou pra mim foi que hoje efetivamente a cada dia quero, desejo e procuro ser uma pessoa melhor, porque hoje existe alguém que necessita muito de mim, e não apenas de minhas palavras, mais principalmente do meu exemplo”.
                                
Cada mãe quando gera um filho pela primeira vez embarca na viagem mais fantástica e emocionante de sua vida. São novas descobertas, vencem o medo do desconhecido. Sabendo que existe a responsabilidade de gerar e cuidar de um ser pequeno mas que que fará parte de uma longa viagem, a vida.  

Creio que ser MÃE é a forma que Deus nos leva sermos menos egoístas, pensar no outro antes de nós mesmos... em um mundo de rapidez, agilidade que tudo é pra ontem. Maternidade nos ensina ter paciência, autocontrole e tantas outras coisas. MATERNIDADE REAL, sem máscaras, produz mulheres melhores”. Finaliza  

Feliz Dia das Mães!
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet