Mato Grosso,
Segunda-feira,
22 de Julho de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

14/05/2019 | 08:55 - Atualizada em 14/05/2019 | 08:57

Reitores de MT cobram deputados sobre cortes na educação

Gazeta Digital

Reitores de MT cobram deputados sobre cortes na educação

Foto: Reprodução

Os reitores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) se reuniram com parte da bancada federal para cobrar um posicionamento sobre os cortes de 30% nas instituições de educação federal anunciadas pelo Ministério da Educação. Os documentos apresentados no debate serão entregues ao ministro Abraham Weintraub na quarta-feira (13).

Participaram da reunião os deputados federais Rosa Neide (PT), Emanuelzinho (PTB), Valtenir Pereira (MDB) e um representante de Neri Geller (PP), além do deputado estadual Valdir Barranco, que faz parte da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (AL).

Segundo a deputada Rosa Neide, que faz parte da Frente pela Valorização das Universidades Federais, a situação é preocupante e o diagnóstico apresentado pelos reitores será entregue ao ministro durante uma audiência pública na quarta-feira.

“O corte não foi consultado ou discutido com os reitores. O planejamento é feito com um ano de antecedência, com aprovação pela Câmara. Desta forma a medida está na ilegalidade. Vamos falar com o ministro no sentido de reverter esses cortes”, afirma a parlamentar.

No âmbito estadual, a cobrança foi feita à Assembleia Legislativa. Na tarde de segunda-feira a Casa de Leis informou que a Comissão de Educação irá ingressar com uma ação civil pública para recorrer do corte nos orçamentos da UFMT e do IFMT.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet