Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

15/05/2019 | 12:52 - Atualizada em 15/05/2019 | 13:03

Conheça a história de Várzea Grande:política, economia e transformação

Geiseane Lemes - Redação TVmaisnews

Conheça a história de Várzea Grande:política, economia e transformação

Foto: Reprodução

A cidade de Várzea Grande completa 152 anos de fundação nesta quarta-feira, 15 de maio. A cidade industrial vem ampliando a cada dia, possui o terceiro maior Produto Interno Bruto de Mato Grosso e é a segunda cidade mais populosa do estado, estimada pelo IBGE em julho de 2018 era de 282 009 habitantes.
             
O município tem como gestora Lucimar Campos, ela tem 62 anos e é casada com o ex-senador, ex-governador e ex-prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos. Em 2012, ela se candidatou para a prefeitura do município e ficou em 2º lugar. No entanto, em 2015, ela assumiu após a chapa eleita ter o mandato cassado.

Fizeram parte da história política de Várzea Grande 15 prefeitos. Nomeados ou eleitos vieram com a emancipação política, em 23 de setembro de 1948. E, a “família Campos” teve bastante contribuição para o crescimento da cidade. Conheça quem são:

Gonçalo Botelho de Campos - irmão de Oswaldo Botelho de Campos, o Nhonhô Tamarineiro, conhecido como o último coronel de Mato Grosso. Gonçalo foi prefeito de Várzea Grande e deputado estadual por duas legislaturas nos anos 50.

Júlio Domingos de Campos - o Seu Fiote, patriarca da família Campos, faleceu recentemente. Pai do senador Jayme e do ex-governador Júlio Campos. É ainda considerado uma referência política por nunca ter trocado de partido. Ganhou sua biografia intitulada ‘Seo Fiote - Um Homem de Palavra’.

Ary Leite de Campos - ex-prefeito e ex-conselheiro do Tribunal de Contas que se aponsentou para dar lugar ao filho ex-deputado Campos Neto. Tido como um homem de palavra, o que se entende também como teimoso. Filho do pecuarista Gonçalo Domingos de Campos com dona Dirce Leite de Campos, ele era primo dos ex-governadores Júlio José e Jayme Veríssimo de Campos. Faleceu em 2013 aos 73 anos de idade.

Julio Campos - acumula a experiência de ex-prefeito, ex-deputado, ex senador e ex-conselheiro do Tribunal de Contas. Durante sua passagem pela prefeitura de Várzea Grande, solicitou ao Governo Federal um segundo canal de televisão em Cuiabá, onde existia apenas a TV Centro América, pedido atendido em 1979 com a inauguração da TV Brasil Oeste com a posse de Frederico Campos no governo do estado.

Durante a passagem pelo senado, conseguiu de 1995 a 1996, ter retransmissoras da TV Brasil Oeste, visto como uso político contra partidários do governador Dante de Oliveira, o que gerou polêmica.

Jayme Campos - ocupa cargo de senador. Filiado ao DEM (ex-PFL). É um líder partidário. Iniciou na política pela Arena ajudando o irmão Júlio Campos em suas campanhas eleitorais.

Em 1982 elege-se pela primeira vez prefeito de sua cidade natal, Várzea Grande, pelo então PDS. Em 1990, já pelo PFL, elege-se governador de Mato Grosso. Em 1996 é eleito novamente a prefeitura de Várzea Grande, reelegendo-se em 2000.
 
        

Outro
destaque para a história de Várzea Grande foi Sarita de Arruda Baracat, não veio de berço político, mas se destacou sendo a primeira mulher eleita prefeita em Mato Grosso. Também a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia.

De origem de família síria radicada em Mato Grosso, muito contribuiu para o fortalecimento político-econômico e cultural da cidade de Várzea Grande. Formada em Estudos Sociais e em Direito, destacou-se na vida pública, sendo também a primeira mulher a se eleger vereadora.

Também foi eleita deputada estadual em 1978, destacando-se no parlamento mato-grossense. Sarita morreu no dia 10 de outubro de 2017, aos 87 anos, deixando para trás um legado


O rápido crescimento de Várzea Grande, principalmente após o seu primeiro centenário, está ligado à grande imigração e à cessão, pela prefeitura, de áreas para a instalação de indústrias. A construção da primeira ponte de concreto sobre o rio Cuiabá, inaugurada em 20 de janeiro de 1942 pelo então governador- interventor Júlio Strubing Muller veio trazer mudança radical no sistema de comunicação e desenvolvimento.

Várzea Grande foi a mais beneficiada, crescendo rapidamente depois da inauguração, ganhando iluminação elétrica três anos depois. Outro fato que marcou a cidade foi a inauguração da Ponte Sérgio Mota, que liga Cuiabá ao município.

A Ponte Sérgio Motta é considerada, no país, a terceira do modelo estaiada (sustentada por cabos), antes mesmo de sua inauguração já gerava expectativa de um choque econômico em um dos maiores conglomerados populacionais de Várzea Grandea região do Cristo Rei, formada por 32 bairros e habitados por 100 mil habitantes, uma das grandes beneficiárias.

Conheça um pouco mais da história
Várzea Grande foi fundada em 15 de maio de 1867 no período da Guerra do Paraguai como um acampamento militar para o aprisionamento de cidadãos paraguaios residentes em Cuiabá e cercania, com o fim do conflito formou-se o povoado composto por soldados e prisioneiros paraguaios e vaqueiros.

Cidade Industrial

Em 1966 foi marcado pela implantação da indústria de óleos vegetais Matoveg, localizada no Morro Vermelho, ao lado dos primeiros quilômetros da via asfaltada da BR-364 na região do Cristo Rei, idealizada pelo ex-governador Júlio Müller e o senhor Guilherme de Abreu Lima, a empresa passava a produzir óleo vegetal a partir extração do coco babaçu.

A partir do final dos anos 60, foi criada a política de atração de investimentos para a cidade o programa foi chamada “Cidade Industrial”, teve como norte a atração de investimentos industriais para o município.

O começo da década de 70 marcou vinda de indústrias madeireira, cerâmica, frigorifica, de bebidas e balaios, e nesse período foi inaugurado o Paço Municipal e em 1974 houve instalação da empresa Sadia Oeste S.A na região do Cristo Rei, empregando pessoas na região e aumentando a arrecadação municipal e também o surgimento do asfalto da Avenida da FEB, uma obra importante para o desenvolvimento da cidade e também para o deslocamento de pessoas da região do Cristo Rei ao centro da cidade.

Em 1977 houve a implantação da indústria de bebidas Refrigerantes do Noroeste do Brasil, fabricante da Coca-Cola. Em 1982 inaugurou a revenda de refrigerantes da marca Marajá

O nome e o povo

A região de Várzea Grande nasceu da doação, em 1832 de uma sesmaria aos índios Guanás – considerados mansos pelos portugueses, e hábeis canoeiros e pescadores, daí a denominação “Várzea Grande dos Guanás”. Foi caminho obrigatório das boiadas que vinham de Rosário do Rio Acima (hoje Rosário Oeste) em direção de Cuiabá

Tropas militares cuidaram de cidadãos comuns de nacionalidade paraguaia: hábeis açougueiros e artesões do couro. A região logo se transformou em lugar com fama de boa carne seca e de reconhecidos artesões. Surgiu o várzea-grandense, um povo formado por soldados brasileiros, prisioneiros paraguaios e por vaqueiros.

O povoado girava em torno da igreja de Nossa Senhora da Guia, considerada o centro histórico inicial da cidade. O crescimento fez muitos “papa-bananas” (originário da vizinha cidade de Nossa Senhora do Livramento) mudarem para a cidade, atualmente considerada a segunda cidade em densidade demográfica do Estado, ligada a Cuiabá por três pontes. Antes a comunicação/transporte entre Cuiabá e Várzea Grande era realizada pela barca- Pêndulo.

Ponto turístico

Um dos mais antigos núcleos habitacionais de Várzea Grande, o Distrito de Bonsucesso – que engloba ainda as comunidades de Souza Lima (antigo Sovaco), Capão Grande, Pai André, Praia Grande, Capela do Piçarrão e Limpo Grande – está situado às margens do rio Cuiabá, cuja rua principal estreita se alonga na barranca do rio, ostentando suas casas simples em cerca de 1 km.
         
Por lá, o turista pode degustar a saborosa peixada ao estilo ribeirinho em restaurantes rústico instalados às margens do Rio Cuiabá. Ao todo são mais de 50 estabelecimentos que recebem centenas de pessoas, principalmente aos fins de semana, e oferecem a iguaria em mesas instaladas embaixo de frondosas árvores ou em salões um pouco mais estruturados. 
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet