Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

27/05/2019 | 10:49

Saiba como se proteger do golpe do aplicativo de troca de mensagem

Gshow

Saiba como se proteger do golpe do aplicativo de troca de mensagem

Foto: Reprodução

Uma fraude em telefones celulares tem se tornado cada vez mais comum e pode acontecer com qualquer pessoa. Golpistas entram nos aplicativos de troca de mensagem, se passam pelo dono da linha telefônica e pedem dinheiro para amigos e conhecidos da vítima.

Os bandidos passam a usar o celular da pessoa assim que ela divulga o número de telefone em sites de compras ou trocas na internet. Eles também podem conseguir o número em qualquer lugar que tenha registro das informações da vítima. Na mesma hora, os golpistas começam a enviar mensagens falsas.

A partir daí, é uma verdadeira dor de cabeça. Claudio Martinelli, especialista em segurança digital, comenta para o Mais Você como os golpistas agem:

"Ele vê o histórico, quem são meus amigos, meus contatos e eu perco o controle. Ele vai escolher os contatos mais íntimos. Ele tem acesso a históricos das conversas, aos grupos que você mais usa e todo mundo tem um grupo chamado trabalho, família, amigos. Esses são os preferenciais, porque são aqueles com quem você teria mais intimidade e liberdade de pedir um favor, um dinheiro emprestado".

Mas calma que dá para se proteger e evitar cair nesse golpe. Olha as dicas!

Não chame de família o seu grupo de família, o seu grupo de amigos. Nos seus contatos, não tenha um contato escrito casa, mãe, pai. Escreva o nome do seu pai, da sua mãe, marido.

Evite divulgar o celular na internet. Se precisar vender alguma coisa, por exemplo, deixe seu e-mail para contato. E, se possível, crie um e-mail apenas para essas transações de venda.

A verificação em duas etapas é uma grande aliada para usar nos aplicativos de troca de mensagem. Confira o passo a passo a seguir e também no vídeo.

Saiba como se proteger dos golpes de aplicativo de mensagem

Você abre o aplicativo de mensagens. Na tela inicial há um botão ajustes ou configurações. Nesse botão, você vai ver uma linha que está escrito ‘conta’. Dentro de ‘conta’, você escolhe a confirmação de duas etapas. A segunda etapa é uma senha que você cria e que ninguém mais sabe. Por isso é duas etapas. A primeira é eletrônica e a segunda é a sua memória.

Escolha a confirmação em duas etapas. Clique nessa linha e o aplicativo vai pedir para você ativar. Escolha um código numérico de 6 dígitos. O aplicativo vai pedir seu e-mail e você confirma novamente.

A partir daí, o sistema de mensagens só pode ser alterado para outro número com os dois fatores de autenticação, a senha eletrônica que ele envia e a senha que você criou e ninguém mais sabe.

Portanto, quando você publicar o seu número de telefone num anúncio e esse criminoso tentar se passar pelo anunciante, pedindo esse código de autenticação, ele não tem por que pedir o código do sistema de mensagens. Você vai ficar alerta, vai saber que é um golpe.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet