Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

07/06/2019 | 09:41 - Atualizada em 07/06/2019 | 09:54

Campanha recolhe óleo para reciclagem e reverte recursos para educação ambiental

Gazeta Digital

Campanha recolhe óleo para reciclagem e reverte recursos para educação ambiental

Foto: Reprodução

O que antes poderia ser um problema se descartado de forma incorreta, muitas vezes na pia da cozinha, no ralo, ou vaso sanitário, agora vai ajudar na educação ambiental das escolas na baixada cuiabana.  Trata-se da campanha de entrega voluntária de óleo usado, organizada pelo projeto de educação ambiental Teoria Verde, que colocou à disposição mais de 30 pontos de coleta em Cuiabá, onde as pessoas vão poder fazer o descarte correto do produto.
Entre os locais de entrega estão a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Shopping Popular, Várzea Grande Shopping, Instituto Federal de Mato Grosso, além de condomínios, prédios e empresas. 

O diretor executivo do projeto, Jean Piliciari, explica que, em média, 1 litro de óleo contamina 25 mil litros de água. “O produto descartado de forma incorreta na pia ou vaso sanitário passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura causando entupimento. Também pode atrair pragas que podem causar várias doenças. O óleo que segue pelo encanamento chega aos rios da região, principalmente no rio Cuiabá”. 

Segundo ele, além de contribuir para o descarte correto do produto, os recursos arrecadados com a venda dos óleos são revertidos para as ações educativas do Teoria Verde, que incluem palestras nas escolas, atividades de limpeza de ruas e bairros e conscientização da população. 

Piliciari ressalta que o projeto realiza atividades educacionais há 3 anos. “Mais de 14 mil crianças e adolescentes da baixada cuiabana já receberam o conteúdo educativo ambiental, mostrando a realidade regional com foco nos impactos causados pelo ser humano no Pantanal”.
 
A proposta é justamente ampliar as ações nas unidades escolares e de forma contínua, com equipe de educadores ambientais, atuando em creches, escolas municipais, estaduais, federais e particulares, principalmente nos municípios que compreendem o Vale do Rio Cuiabá. 

"É realmente incrível a receptividade das crianças diante do conteúdo apresentado. Eles percebem que fazem parte da solução dos problemas ambientais que vivemos e esperamos que levem o que aprenderam para toda a vida". 

Como proceder 

O diretor ressalta que são passos simples para proceder com o descarte. “Após o uso, deixe o óleo esfriar. Em seguida, armazene o produto em garrafas PET. Depois, leve ao local de entrega voluntária”.

Vale destacar que as garrafas PETs utilizadas no processo também serão recicladas. O óleo será reciclado pela Biomavi, empresa especializada em recuperar óleos vegetais e transformados em produto final para sistemas de combustão averta de médio de grande porte. 

Confira outras informações e locais de coleta Aqui.  
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet