Mato Grosso,
Terça-feira,
16 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

18/06/2019 | 07:59 - Atualizada em 18/06/2019 | 08:14

Prefeito e Caixa Econômica entregam 360 casas do Residencial Nico Baracat I

Redação TVmaisnews

Prefeito e Caixa Econômica entregam 360 casas do Residencial Nico Baracat I

Foto: Reprodução

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo, entregaram 360 casas do Residencial Nico Baracat I, na segunda-feira (17). Durante a solenidade, anunciaram que a entrega das chaves da segunda etapa, com 443 casas, será realizada em setembro. 

Há sete anos, foi assinado o contrato para a construção do residencial Nico Baracat. Desde que assumiu o mandato, em 2017, Emanuel Pinheiro estabeleceu como uma das prioridades, destravar o processo junto ao Governo Federal para concretizar a entrega das chaves às famílias contempladas.

“Desde a campanha eleitoral, e depois que assumi o mandato, a população me perguntava sobre a entrega do Nico Baracat. São centenas de famílias morando de favor ou de aluguel, o processo estava travado em Brasília, no Ministério das Cidades e na Caixa Econômica Federal, e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto conseguiu destravar e nos ligou dizendo que estava liberado para entregar a etapa I neste dia 17. É emocionante ver o sorriso no rosto e emoção das famílias que estão sendo contempladas hoje com a entrega das chaves. É por essa gente que trabalhamos todos os dias”, afirmou o prefeito.

Durante a solenidade, o prefeito agradeceu o Governo Federal e o Governo de Mato Grosso pela parceria e recursos destinados para as obras do Residencial Nico Baracat.

“É o capítulo final da novela Nico Baracat I. Também conversamos com o superintendente da Caixa, Moacyr Espirito Santo e o secretário de Habitação Air Praeiro, e anuncio aqui que podemos marcar para setembro, a entrega da etapa II, com a presença do presidente da Caixa Econômica, pois a Prefeitura vai aportar o recurso de R$ 1,5 milhão que falta, pois o Governo Federal havia dito que não conseguiria concluir por questão de contingenciamento. Sobre o Nico III, houve um problema de invasão, é preciso um montante de R$ 2,5 milhões e vamos trabalhar para destravar também”, completou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O residencial está inserido no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que tem diretrizes próprias e é coordenado pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

Representante da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo lembrou que a entrega das casas é o resgate da cidadania do povo cuiabano e mato-grossense. “É uma agenda positiva, são 360 famílias abrigadas nesse residencial, casas 100% prontas para morar, com toda a condição de habitabilidade, onde as famílias precisam agora somente pedir a ligação de água e energia. A soma de esforços, entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá proporcionou a entrega dessa primeira etapa”, comentou. 

A presidente da comissão de moradores contemplados do residencial Nico Baracat, Benedita Paixão, lembrou a luta pela realização do sonho de receber as chaves da casa. “Lutamos muito por esse dia, sabíamos que dependia de Brasília e não dos nossos representantes de Cuiabá, que já haviam feito tudo que era de responsabilidade deles, e essa pessoa a resolver em Brasília foi o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, e graças a ele, estamos recebendo a nossa chave e daqui a alguns dias, vai sair às chaves do Nico II e do III. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro que lutou por nós e até veio em minha casa agora para conhecer”, disse a presidente.

Antes da entrega do residencial, a Prefeitura de Cuiabá realizou a pavimentação de 1,2 km da via de acesso ao residencial com pista dupla, drenagem, calçada e paisagismo.

Também participaram da solenidade de entrega das chaves, a primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, o vice-prefeito Niuan Ribeiro, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o secretário-adjunto de Cidades, Werner Santos, os vereadores Adevair Cabral, Toninho de Souza, Adilson Levante, Orivaldo da Farmácia e Luis Cláudio e secretários municipais.

(Com assessoria)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet