Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

21/06/2019 | 08:15

Em Cuiabá, ao menos 1,5 mil residências estão em locais de risco

Gazeta Digital

Em Cuiabá, ao menos 1,5 mil residências estão em locais de risco

Foto: Reprodução

Em Cuiabá, ao menos 1500 residências estão em áreas de risco. O apontamento foi feito pela Defesa Civil do município. Isto significa que as casas estão sujeitas a desabamento de terra, alagamento e enxurrada de água.  

Conforme explicou o diretor de Proteção e Defesa Civil, capitão Joalino Domingos Ferreira, ao , o trabalho de campo está sendo feito nas localidades para cadastrar os moradores em um sistema que permite antever os desastres geológicos e metrológicos e avisá-los via mensagem no celular.   

"Não é necessariamente para os moradores das áreas de risco, é para qualquer pessoa que precisar, mas estamos dando prioridade a este pessoal porque eles têm probabilidade maior de serem atingidas e prejudicadas", informou.    

Até o momento, foram mapeadas as áreas da região norte da cidade, como Jardim Vitória, Florianópolis e Três Poderes. Pelas próximas semanas, a Defesa Civil deve ir até outras áreas, principalmente as regiões ribeirinhas.   

Para se cadastrar no serviço, é preciso enviar uma mensagem para o número 40199 com o CEP a ser avisado. Em seguida, deve-se receber um comunicado informando sobre a realização do cadastro. O serviço é gratuito.   
“É um trabalho de conscientização. O conceito mais básico de Defesa Civil é que um órgão com participação da sociedade na defesa da sociedade. Quando se conhece a realidade in loco, as ações são direcionadas e preventivas. Além de evitar danos às famílias, o mapeamento das regiões de risco contribui para um bom planejamento urbano”, finalizou Joalino. 

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet