Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

26/06/2019 | 11:23

Primeira elefanta morre quase três anos após chegar ao Santuário em Chapada dos Guimarães

Olhar Direto

A elefanta Guida, primeira a chegar ao Santuário de Elefantes (SEB) de Chapada dos Guimarães, em 2016, morreu na última segunda-feira (24). Em uma postagem no Facebook, os coordenadores do local comunicaram o falecimento com um texto emocionante, onde falam sobre a reação de Maia – companheira de Guida desde o primeiro dia – e Rana, que chegou em dezembro de 2018.

Leia também:
Rana será a 3ª resgatada a chegar ao santuário de elefantes em Mato Grosso

Guida tinha idade aproximada de 45 anos. Foi tirada de sua casa, a Tailândia, ainda bebê, e trazidas para trabalhar no circo, onde ficou por quatro décadas. Segundo registros, foi ‘funcionária’ do Circo de Portugal e, depois de resgatada, passou a morar no sítio do advogado do circo, na cidade de Paraguaçu – Minas Gerais – acorrentada e em uma área de 1500 metros quadrados. 

Em 2016, foi trazida para o SEB. A terra onde hoje se instala o Santuário foi uma fazenda de gado, chamada Fazenda Santa Fé do Boqueirão. São 1100 hectares, onde no máximo 50 elefantes (todos os que estão em situação de risco na América Latina) poderão viver em harmonia. Ele fica localizado no distrito de Rio da Casca, município de Chapada dos Guimarães, a 110 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Em um ano vivendo no Santuário, Guida – e sua companheira, Maia – engordaram, juntas, mais de 500kg, e a área que ocupam passou de um para 18 hectares. Todas essas informações foram divulgadas em dezembro de 2017 em uma matéria do jornalista Roberto Kaz para o site da Revista Piauí.

O Santuário de Elefantes Brasil foi criado pela publicitária Junia Machado. Sua preocupação com estes animais é antiga e, após muita pesquisa, em parceria com a ONG Elephant Voices e com o Santuário do Tenessee, ela encontrou a área para realizar seu sonho.

Sua implantação e funcionamento contam com apoio de duas instituições internacionais dedicadas a elefantes. A Global Sanctuary for Elephants (GSE) dá suporte à implantação de santuários e treinamento para tratadores. A ElephantVoices pesquisa comportamento de elefantes na natureza.

Toda a manutenção do projeto vem de doações e a colaboração pode ser feita de diversas maneiras e com qualquer valor.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet