Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

30/07/2019 | 12:26

​Menor cidade do Brasil fica em Minas e tem menos de 800 moradores

Redação TVmaisnews

​Menor cidade do Brasil fica em Minas e tem menos de 800 moradores

Foto: Reprodução

Já ouviu aquele ditado que diz que "Belo Horizonte é um ovo", já que todos os moradores da cidade parecem se conhecer? Pois é, essa afirmação é exagerada para referir-se à capital mineira. Mas ela aplica-se, sim, ao município de Serra da Saudade. 

Localizado a 266 km de BH, na região Centro-Oeste de Minas, a cidade tem apenas 786 habitantes. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com tão poucos moradores, Serra da Saudade continua a ostentar o título de menor cidade do Brasil. Conforme o levantamento, Borá (SP) e Araguainha (MT), aparecem na sequência, com 836 e  956 habitantes, respectivamente. 

Considerada a "princesinha" do Centro-Oeste de Minas Gerais, Serra da Saudade é conhecida nacionalmente pelas belezas naturais de suas belas montanhas que encantam os turistas. Possui dois bairros: o São Geraldo e o Centro. O município possui apenas uma Escola Municipal, um posto de saúde, um parque de exposições de feiras e eventos, uma creche, uma academia, uma praça de esportes, um ginásio poliesportivo, além de disponibilizar internet wifi em praças de lazer gratuito para a população.

A cidade foi emancipada em 1963 do município de Dores do Indaiá e, desde então, mantém o ar de interior. A Festa do Peão e a Festa de Nossa Senhora do Rosário são os eventos mais tradicionais da cidade e da região.

Nas eleições de 2014, Serra da Saudade registrou 697 votos válidos, para um total de 822 habitantes.Nas mesmas eleições, Borá registrou 806 votos válidos, para um total de 835 habitantes.

Em contrapartida, o município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,2 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,7 milhões de moradores), Brasília e Salvador (cerca de 3,0 milhões de habitantes cada). BH é a cidade mais populosa de Minas Gerais, com 2.375.151 habitantes, mas no ranking nacional ocupa apenas a sexta posição.


Diminuição

Conforme o IBGE, a população do país deverá crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes, ela cairá, até os 228,3 milhões em 2060. Em Minas Gerais, a expectativa é que a população pare de crescer 20 anos antes, em 2040.
(Fonte: IBGE)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet