Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

05/08/2019 | 11:58

“Bolinha” sofre um AVC e está internado em estado grave na UTI do Santa Rosa

Olhar Direto

“Bolinha” sofre um AVC e está internado em estado grave na UTI do Santa Rosa

Foto: Reprodução

O saxofonista João Batista de Jesus da Silva, conhecido como "Bolinha", de 79 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no sábado (3) e precisou ser levado as pressas para o Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, onde permanece internado em estado grave. A esposa de Bolinha, Santina da Silva e Silva, pede para que as pessoas façam uma corrente de oração para ajudar na recuperação do músico.
 
Bolinha já estava com a saúde debilitada desde o ano passado, quando começou a sentir fortes dores de cabeça e precisou ser internado. Santina informou ao site RD News que o estado de saúde do marido é grave e requer cuidados.

Cuiabano simples e muito acolhedor, Bolinha é filho do Mestre Albertino e Dona Enedina Fernandes da Silva, ele contou em entrevista ao Olhar Direto que já nasceu com o dom musical. Seu nome foi uma escolha do pai, que resolveu homenagear o santo do dia em que ele nasceu (23 de junho), dia de São João Batista.

“Acho que a música vem desde quando eu nasci, segundo mamãe, às 8h da noite, na festa de Dona Maria, era o peixinho da festa, que estava pulando na barriga dela.” A música teve grande influência na sua família, principalmente por causa do pai, que sempre ensaiava em casa, com a banda Às de Ouro. “Na minha família, as mulheres são professoras e os homens somos tudo da parte musical. Um toca pistão, eu toco saxofone, outro toca contrabaixo, e outro tocava pancadaria”, afirma Bolinha, que já sentia a música dentro de si desde os 5 anos, quando o pai o levava para os ensaios e o menino João se emocionava com as músicas que a banda do exército tocava, a qual seu pai fazia parte.

Na década de 60, Bolinha fazia parte da banda Lenha, Brasa e Bronca. Os integrantes eram considerados os Reis do Iê-iê-iê, que tocavam Beatles e músicas da Jovem Guarda. Foi em uma viagem a Campo Grande, com essa banda, que surgiu  o famoso apelido. “Fui para lá e comecei a tocar, fiz sucesso, e como tinha muita rixa naquele tempo, o pessoal não gostava de ver cuiabano sendo mais famoso, isso foi antes da divisão do estado. Tinha uns jornalistas que resolveram me apelidar com nome de cachorro como uma forma de me diminuir, só que o apelido pegou, e eles acabam ficando sem graça depois disso”. Mas sua esposa tem outra versão para o apelido, disse que o esposo foi magro, e quando voltou tinha engordado, e estava como uma bolinha.

O último CD que lançou, Lembranças dos 73 anos do Mestre Bolinha, é um mix de tudo o que já fez, tem rasqueado, bolero, lambada. O músico tem um pedido a alguns de seus antigos alunos, hoje o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e também para o governador do estado, Pedro Taques. “Eu gostaria de pedir para eles olharem mais para Cuiabá, essa cidade linda e arrumem a casa para poder ajudar o povo dessa cidade maravilhosa”, finaliza.
 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet